Capacitação reuniu profissionais da Atenção Básica e reforçou boas práticas na coleta e análise de exames laboratoriais
Profissionais da Atenção Básica participaram, na tarde desta terça-feira (21), de um treinamento promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, no CRAS I. A capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos sobre a coleta e a correção dos principais erros pré-analíticos laboratoriais, contribuindo para a melhoria da qualidade dos exames realizados na rede municipal de saúde.
Durante o encontro, foram abordados temas como as fases das análises laboratoriais, os principais erros da fase pré-analítica, os motivos mais comuns para solicitações de recoleta, além da identificação e correção desses erros. Também foram discutidos tópicos como as cores dos tubos de coleta, tipos de exames, tempo de jejum recomendado e orientações específicas sobre o processo de coleta nas unidades de saúde do município.
De acordo com a coordenadora do Laboratório Municipal, Amanda Lima, o treinamento teve o intuito de alinhar procedimentos e reforçar boas práticas entre as equipes. “Hoje fizemos uma reunião de alinhamento com toda a equipe da Atenção Básica do município, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e coordenadores de todas as unidades, além da presença dos coordenadores do CTA/SAE. A reunião teve o objetivo de alinhar todo o processo de triagem, cadastro e coleta dos pacientes, para evitarmos quaisquer erros pré-analíticos que possam acontecer. Além disso, também debatemos sobre as principais dúvidas em relação aos exames realizados no laboratório, tempo de jejum, requisitos necessários, entre outras demandas particulares de cada unidade”, explicou.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)