Prefeitura aproveitou a ocasião para anunciar a adesão do município ao ciclo 2, explanar sobre os resultados do ciclo 1, que aconteceu em 2024, apresentar o valor desse próximo ciclo e ouvir os fazedores de cultura
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, realizou, na tarde da sexta (23), a escuta para o 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município.
O público-alvo foi formado por artistas, produtores culturais e fazedores de cultura de Gravatá, que se reuniram com representantes da SECTURCEL no auditório da Secretaria de Educação e foram ouvidos pela gestão com as demandas existentes deles, além de discutirem sobre o futuro projeto do edital da PNAB.
A produtora cultural Williane Camila foi uma das participantes da escuta e considerou que “Projetos culturais são essenciais, eles não só fortalecem a cultura no nossa cidade, como promovem a inclusão social. Eu participo do projeto Janelas para a Arte, que acontece no Parque Janelas para o Rio, e lá utilizamos bastante materiais recicláveis, então mostramos que dá para fazer arte com o que se tem, que é possível fazer muito com pouco. Sem contar os demais projetos que dão acesso a outros tipos de arte. E isso é incrível!”
Lucas Silva, também produtor cultural, acha muito oportuno o interesse pela arte por parte do Poder Executivo de Gravatá. “É de suma importância a escuta da PNAB, pois serve para aproximar ainda mais a gestão do artista, do fazedor de cultura. É uma gestão que já estamos aí há 5, 6 anos já, do gestor Padre Joselito, que é uma gestão que já se aproximou muito, contribuiu muito para a cultura da nossa cidade. Eu sou uma pessoa envolvida com a cultura através do Centro Cultural Sol Brilhante, da quadrilha junina Portal do Agreste, e eu pude presenciar de perto o quanto a gestão contribuiu e continua contribuindo para a cultura local. E essa escuta é de vital importância para que os fazedores de cultura e os artistas possam entender a contribuição, de que forma a Prefeitura está trazendo os recursos para a cultura, para o município e como cada um pode, junto, contribuir para que a cultura na nossa cidade continue a crescer. Gravatá é um berço de artistas em todos os setores e, graças a Deus, nós estamos podendo ver esse surgimento ainda mais dessas pessoas, graças justamente a essas ferramentas que a prefeitura está utilizando para poder contribuir ainda mais para o crescimento da nossa arte em Gravatá”.
Essa iniciativa visa fortalecer a cultura local, garantindo que as necessidades e aspirações da comunidade sejam ouvidas e consideradas. O objetivo enquanto gestão é o fortalecimento da cultura local onde a escuta é essencial para entender as necessidades e aspirações da comunidade, permitindo que as políticas culturais sejam mais eficazes e relevantes, promovendo o desenvolvimento sustentável e garantindo a participação cidadã.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)