Associativismo e cooperativismo foram pontos chave de noite de esclarecimentos para empresas e associações do ramo de turismo que atuam no município
Na noite da quinta (13), no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, proporcionou, aos empreendedores das ramificações do turismo no município, o seminário sobre o terceiro setor.
O seminário abordou, dentre outros assuntos, o uso das ferramentas do terceiro setor para garantir maior produtividade e ganhos econômicos, além de imunidade tributária nas negociações dos créditos ambientais. Tal mecanismo, que até então é pouco explorado no Brasil, tende a potencializar a atividade turística, contribuindo para o crescimento do seguimento no município que possui uma grande gama de empresas na área.
O palestrante, Takashi Yamauchi, abordou temas como o papel do terceiro setor, captação de recursos para as entidades, formação de acordo entre empresas e poder público e legislações relacionadas ao terceiro setor.
Takashi Yamauchi possui um extenso currículo de atuações, podendo se resumir em atuação no terceiro setor há mais de 40 anos; fundador de diversas instituições de grande relevância no Brasil, dentre elas o APTO – Centro de estudo e difusão do terceiro setor; participação como relator da matéria agricultura na ECO 92; exerce importante papel na assistência e orientação de instituições do terceiro setor; referência nacional quando nos referimos a gestão do terceiro setor.
“O intuito de estarmos aqui hoje foi trazer um pouco do nosso conhecimento para que seja aplicado no desenvolvimento do terceiro setor em Gravatá, e nada mais eficaz do que trabalhar com empreendedores do turismo, já que a cidade é turística”, ressaltou o professor Takashi.
A mesa foi formada por Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá; João Paulo de Lemos, secretário de Indústria e Comércio de Gravatá; Alessandro Chicuta, presidente da Associação de Fomento ao Turismo de Caruaru; o palestrante Takashi Yamauchi; Augusto Mendes, presidente da Juntbens; Eduardo Cavalcanti, presidente do Hotel Fazenda Portal de Gravatá; Cleiton Lima, presidente do Instituto de Apoio à Instituição Pública. Também estiveram presentes os secretários Rodolfo Lima, de Comunicação Social e Imprensa; Vital Medeiros, de Controle Urbano; e o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho.
João Paulo de Lemos afirmou que “o investimento em conhecimento e formação no terceiro setor é fundamental para o crescimento do nosso município, principalmente quando falamos em turismo, que é a mola propulsora da economia local. Termos hoje um palestrante do nível do Sr. Takashi é muito importante para os empreendedores do setor, pois traz conhecimentos essenciais para associações e empresas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)