Série de palestras alusivas ao Agosto Lilás contempla alunos da EREMPAF e moradores do distrito de Russinhas

Tags: , ,
Publicado em 08 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Mulher

Momento é de troca de conhecimentos, interação e aprendizado sobre a Lei Maria da Penha e os direitos que ela assegura às mulheres

 

O mês de agosto é marcado pela luta combativa à violência contra a mulher e, pensando na educação preventiva da população acerca do tema, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher (SECMULHER), tem levado às mulheres e homens do município, das mais variadas idades, diálogos sobre a identificação, causas e prevenção deste tipo de violência e o conhecimento da Lei Maria da Penha, que completou 15 anos neste mês.

A primeira parada da SECMULHER na manhã desta quarta-feira (25) foi o distrito de Russinhas. Na USF da localidade, um grupo formado por homens e mulheres aprendeu com a psicóloga da Secretaria, Juliana Vieira, sobre o respeito à mulher, a asseguração dos seus direitos e as consequências para o agressor. No fim, os presentes saíram plenos em conhecimento para aplicar em seu cotidiano.

A segunda parada da caravana Agosto Lilás aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF), na qual uma plateia formada por estudantes e professores ouviu e participou ativamente do diálogo sobre o tema abordado. Comandada pela secretária da Mulher, Ester Gomes, auxiliada pela estagiária da Secretaria, Amanda Salgado, a palestra foi uma via de mão dupla que contou com a interação da plateia.

O estudante da 2ª série, Gabriel Victor, participante do Núcleo de Estudos de Gênero, voltou totalmente a sua atenção para a palestra e ressaltou que “ela é de grande importância, tanto pra gente jovem, para ensinar aos nossos futuros filhos, e pros nossos pais, pros adultos, pra gente repassar pras pessoas, pra sociedade, porque embora muitas pessoas conheçam Maria da Penha, não entendem muito bem pra que serve. Eu acho que a palestra ensina muito aos jovens que podem passar por isso, ou que conhecem pessoas que passam por isso, para ajudar pessoas que estão passando por esse caso, que estão passando por essa situação”.

Reconhecendo a importância deste assunto ser abordado no ambiente escolar, o gestor da EREMPAF, Carlos Eduardo, agradece à gestão por este momento. “Gostaríamos de agradecer muito à Ester, à Secretaria da Mulher por essa parceria aqui na nossa escola. A gente tem a consciência que isso deve ser um debate diário com os nossos alunos e com as nossas alunas, a importância de trazer esse tema para as escolas, onde muitas vezes as nossas estudantes se reconhecem nos tipos de violência que são apresentados, e, a partir daí, elas tomam a atitude de combater essa violência que elas estão sofrendo nos seus ambientes domésticos”.

Feliz pelo resultado da manhã de palestras, Ester Gomes, secretária da Mulher, afirma que “dentro da grade de atividades previstas pela Prefeitura Municipal de Gravatá, através da Secretaria da Mulher, mais um passo importante, que foi a vinda da Secretaria ao espaço da EREMPAF, e nesse nesse diálogo direto com alunas e alunos, do segundo e terceiro ano, a gente poder de fato socializar informações, fomentar essa discussão, falar efetivamente sobre o enfrentamento e a superação da violência contra mulher. Então, de fato, mais uma experiência, mais uma vivência importante que a Secretaria da Mulher está estreitando esses laços. Então, já quero agradecer à escola pela receptividade, por essa acolhida e por essa parceria”.

A série de palestras do Agosto Lilás continua nos seguintes dias e locais:

26/08 – Agosto Lilás em Mandacaru

27/08 – Agosto Lilás em São Severino

31/08 – Agosto Lilás  em Avencas

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza / Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS