Série de reportagem: Programa Criança Feliz de Gravatá conquista confiança das famílias e tem papel importante no desenvolvimento infantil

Tags: , , ,
Publicado em 02 de dezembro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Gravatá tem sido referência na execução do programa do Governo Federal e tem fortalecido o vínculo entre os beneficiários do Bolsa Família e do BPC

 


 

A série de reportagem “Criança Feliz: Cuidando do futuro desde o começo”, produzida pela Secretaria de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, chega à última matéria com a fala importante de quem é beneficiado diretamente pelo programa do Governo Federal.

 


 

É mais cuidado, afeto e atenção dentro da casa de famílias que entenderam que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) chegou para ajudar e tem feito a diferença na rotina de uma infância feliz e saudável.

 


 

Elaine Kaline de Souza Assunção, professora, é mãe de José Ravi, de 2 anos e 8 meses. “Eu percebi que desde o início que ele participa como ele iniciou a participação desse projeto, ele desenvolveu bastante em diversos aspectos. Ele é uma criança participativa, gosta muito da professora dele. O projeto Criança Feliz é muito proveitoso e muito enriquecedor, ajuda muito no desenvolvimento da criança. Inclusive, aqui na minha casa eu criei um cantinho específico para que ele tenha essas aulas, que é o cantinho do Ravi. Antes eu não tinha isso, mas depois do projeto eu fui incentivada a criar um cantinho específico para ele no qual é muito proveitoso para ele e ele gosta muito, sempre quer estar lá no cantinho dele. E pra mim também é muito proveitoso, é muito enriquecedor. Eu fico emocionada quando vejo os vídeos dele, o desenvolvimento dele, é muito proveitoso. Por mim seria todos os dias”.

 

Daniela Magalhães, dona de casa, é mãe de Pedrinho, de dois anos. Ele é autista e recebe o programa Criança Feliz em casa. Durante as visitas, até o gatinho da família participa das atividades. “Eu sou beneficiária do Bolsa Família, tenho uma criança com suporte de autismo três e ele tem direito a fazer parte do programa Criança Feliz. Ele teve um acompanhamento durante um bom tempo com a visitadora Andreza e a interação social com ela foi muito grande e foi muito satisfatória porque de fato ele tem muita dificuldade de socializar, ele tem uma agitação muito intensa, tudo nele é muito intenso. Mas ele teve essa interação com a Andreza e um trabalho de desenvolvimento até mesmo psicomotor para ele que foi excelente, pois ele aprendeu a pintar, montar e desmontar brinquedos e esse contato com ela que dificilmente ele tem com alguém que não seja eu e os irmãos, foi uma coisa muito boa. Estou muito agradecida por esse programa Criança Feliz pelo desenvolvimento do meu filho porque ele tem uma dificuldade maior. Um suporte três de autismo todo mundo sabe que não é um suporte fácil e é muito difícil o desenvolvimento, por isso estou muito agradecida. Que Deus abençoe!”, disse Daniela emocionada.

 

Gorete Silva, secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, conclui: “É uma alegria estarmos aqui acompanhando e mostrando o Programa Criança Feliz, que é um programa do Governo Federal que o município abraçou desde o primeiro momento quando o prefeito Joselito foi eleito e começou a secretária de Assistência Social, que na época era a primeira-dama Viviane Facundes,  articulou, abraçou essa causa e começou o trabalho com maestria nesse desenvolvimento e todos nos apaixonamos. Ele é feito com muito amor, com muita dedicação e a gente vê o resultado porque as próprias famílias relatam o desenvolvimento no acompanhamento dessas crianças, o quão é importante. Por isso, nós ficamos felizes e temos o prazer de mostrar este programa para todos vocês”.

 

 

Com este programa, Gravatá ganha de todas as formas, pois a felicidade não está apenas nas crianças, que são o grande foco da iniciativa, mas está presente em cada visitador e visitadora, que desempenha o trabalho com entrega, além das famílias que acreditam neste mecanismo por uma sociedade melhor. A partir do momento que a criança gravataense é feliz, a cidade é feliz.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS