O projeto atendeu aos critérios do edital Amigos de Valor, que foi publicado em junho deste ano pelo banco, e recebeu propostas de instituições que trabalham com pessoas com deficiência do Brasil inteiro
O Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança – SERC lançou, na noite desta terça-feira (30), o Projeto Singular – RBC nas Áreas Urbanas, proposta que foi escolhida para trabalhar com crianças com deficiência que são atendidas pela instituição.
O prefeito de Gravatá Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que foi nomeada como madrinha do projeto, estiveram na sede do SERC para o lançamento do projeto, que vai contar com o investimento de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), e assinatura do termo de parceria entre a instituição, a Prefeitura de Gravatá e o banco Santander.
O deputado estadual Waldemar Borges, um dos grandes apoiadores do SERC, prestigiou o evento e falou que “tive a oportunidade e o privilégio de poder contribuir com o SERC, assim como tantas outras pessoas, em momentos difíceis da entidade. E hoje, estou tendo o privilégio de viver momentos importantes, quando esse projeto está sendo assinado. O que a gente tem é o reconhecimento da capacidade do SERC para liderar um projeto desse tipo. O que a gente vê é um novo tempo que Gravatá está vivendo, de unidade, de parcerias, ao contrário daquele momento em que vivemos no passado, quando havia uma disputa e até uma intenção de prejudicar o trabalho do SERC. Hoje, o que a gente vê é a prefeitura somada com as entidades da sociedade civil juntas para enfrentar um problema tão grave, como é a questão da criança e do adolescente com deficiência. A alegria é grande de poder ver o SERC e Gravatá em um novo momento, respirando outros ares e dando uma contribuição mais efetiva, não só para que o SERC continue crescendo e se consolidando, mas para que Gravatá respire esses ares de mudança e solidariedade que a gente está respirando hoje na cidade”.
A coordenadora executiva geral do SERC, Maria das Dores, explicou como o Projeto Singular será trabalhado de janeiro a dezembro de 2022 no município. “Esse projeto foi construído a partir da nossa experiência. Desde 2008 que trabalhamos com essa estratégia de reabilitação nas comunidades e com o acúmulo dessa experiência nos deu a possibilidade da gente poder concorrer junto a nível nacional, no edital Amigos de Valor, onde fomos selecionados entre tantos projetos que foram encaminhados. Em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), o SERC foi contemplado com o projeto. Quero ressaltar a importância do conselho, das entidades de Gravatá, pois todas juntas e unidas deram a condição do SERC ser o único projeto da cidade que pudesse estar concorrendo a nível nacional. Fomos selecionados e ele será executado em parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Gravatá, para que a gente possa de fato chegar às comunidades rurais, beneficiando 81 crianças dentro desse processo com atendimento para 24 crianças em psicologia e fonoaudiologia. O benefício será direto para as famílias das crianças que estão na comunidade”.
A presidente do SERC, Ozélia Soares, falou dos benefícios para as crianças e os adolescentes que serão atendidos pelo projeto. “Esse projeto chegou em um momento muito importante na vida do SERC, pois estamos retomando os atendimentos com toda força, com apoio do município, através das secretarias envolvidas e do prefeito Joselito, e agora poderemos fazer uma ampliação no atendimento nas comunidades, com o trabalho de diagnóstico e de atendimento de prevenção. Era algo que a gente queria fazer, mas não estava podendo, pois já tivemos esse projeto em 2008, porém ele foi suspenso. Essa retomada será muito importante para nós, porque o trabalho preventivo e de conscientização são fundamentais, fazendo com que as pessoas compreendam melhor o portador de deficiência, possam ver, reconhecer e encaminhar até a gente”.
O prefeito Joselito Gomes destacou que “através do banco Santander, o Projeto Singular vem atender um pouco mais de 80 crianças e adolescentes aqui no SERC, um projeto que vem fortalecer e ampliar um trabalho tão necessário e importante que acontece nesta entidade, não só atendendo o municípios de Gravatá, mas cidades vizinhas, porque há uma urgência. Ao mesmo tempo, a gestão atual em Gravatá que tem compromisso com as pessoas está de portas abertas através das secretarias de Assistência Social e Juventude, Saúde e Educação, e qualquer outra que seja necessário para acolher e fortalecer esse trabalho. Aqui em Gravatá, é importante ter o CIG e SERC ampliando, acolhendo, atendendo aquelas pessoas com necessidade especiais”.
Atualmente, 168 crianças e adolescentes com deficiência são atendidos pelo SERC.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)