Ação aconteceu na Clínica da Mulher e teve grande procura na manhã do sábado (29)
As servidoras públicas de Gravatá tiraram um tempinho na manhã do sábado (29) para participar de uma ação de saúde especial pelo Mês da Mulher.
A iniciativa partiu da gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e preparou a Clínica da Mulher para receber as funcionárias públicas que zelam pela população da cidade no dia a dia.
Foram realizados atendimentos em ginecologia, clínico geral, odontologia, auriculoterapia, ventosaterapia, massagem relaxante, aferição de pressão arterial, e realização de citologia, exame muito importante e que ajuda na detecção de doenças ginecológicas, como o câncer do colo do útero.
Além disso, houve palestra com a terapeuta pélvica, dra. Denise Alonso, que falou sobre cuidado com a mulher, e orientação da equipe da Secretaria da Mulher sobre o combate à violência de gênero.
A assistente social Noêmia Rodrigues, que atende no CRAS I durante a semana, não perdeu tempo e foi até a Clínica da Mulher nesta ação especial. “Eu aproveitei essa oportunidade para as mulheres para fazer os exames que eu sempre faço de rotina. Aí eu fiz a prevenção, passei pelo odontologista e estou esperando o ginecologista. Aí eu achei uma ótima oportunidade, porque geralmente a gente não espera pelo SUS, a gente paga. E pelo menos já economizei. Já não vou pagar para exames e consulta com a ginecologista. Para mim foi ótimo, foi uma ótima oportunidade, espero que tenha mais”.
Jéssica Martins, técnica de enfermagem, foi outra servidora que aproveitou o atendimento. “A gente trabalha a semana toda, quase não tem tempo de se cuidar e a prefeitura proporcionou esse momento maravilhoso para nós mulheres nos cuidarmos. Tive atendimento ginecológico, com a doutora Inês, maravilhosa, e agradeço, com certeza. Muito grata a gestão, ela é incrível”.
Viviany Cavalcante, secretária de Saúde de Gravatá, esteve na ação para acompanhar os serviços na manhã deste sábado. “Tivemos essa iniciativa porque as nossas servidoras estão sempre à disposição da nossa população, todos os dias. E na maioria das vezes elas não têm tempo de se cuidarem. Por isso o dia da ação é um sábado, para que todas elas possam ser contempladas com serviços de saúde e oferecidas à população durante a semana. Então essa é a intenção, é cuidar daquelas pessoas que cuidam das outras pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)