Funcionários públicos dos municípios de Águas Belas e Machados também participaram, uma iniciativa do Governo de Pernambuco com o programa Caminhos da Gestão


Desde quando o ser humano existe, a comunicação está presente nas relações e ela é uma necessidade básica.

Com enfoque neste tema, o Programa Caminhos da Gestão, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional e EGAPE – Escola de Governo da Administração Pública de PE, esteve em Gravatá e realizou capacitação de qualidade com servidores municipais, na sexta (14), na sede da ACIAG.

O curso, ministrado por Flávia Antunes, trabalhou o tema “Comunicação Não-Violenta e Violenta e Feedbacks Eficazes” e o objetivo foi capacitar esses trabalhadores a aplicar este tipo de comunicação para retornos construtivos e relações mais empáticas.

Além de Gravatá, participaram servidores dos municípios de Águas Belas e Machados. Foi o caso de Alenoura Caetano, controladora interna de Machados. “Eu achei um curso de grande aprendizado. A gente descobriu várias coisas para colocar em prática no nosso dia a dia, e como a gente é do setor público, lida com todo tipo de funcionário, de todas as secretarias. Levo para minha cidade uma experiência muito grande, um aprendizado muito bom. Pretendo levar esse curso para lá também, se Deus quiser”.
Edmar Rodrigues, gestor Governamental da Secretaria de Planejamento de Pernambuco, fala sobre esta iniciativa, que teve o apoio da Prefeitura de Gravatá. “O curso de Comunicação Não Violenta é transversal e fundamental para quem lida diretamente com pessoas, pois ajuda a construir uma comunicação mais saudável nos ambientes profissional e familiar. Quando conseguimos nos comunicar melhor, tudo flui de forma mais leve e o clima organizacional melhora. É um curso que deveria ser premissa em qualquer prefeitura ou ambiente profissional, já que não sabemos pelo que o outro está passando e essas técnicas ajudam a manter relações saudáveis e claras. Os cursos promovidos pela EGAPE são voltados para agentes públicos, tanto estaduais, quanto municipais. A gente não ofertava cursos para municípios por conta da legislação que não permitia antes, mas a partir desse ano essa legislação mudou e a gente passou a ofertar cursos tanto para servidores estaduais quanto servidores dos municípios de Pernambuco, que inclusive é um projeto inovador, não existe hoje outro estado que oferta cursos para os agentes municipais e Pernambuco foi pioneiro nisso. E Gravatá é um dos municípios que mais solicita nossos cursos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)