Setor de Identificação de Gravatá vai até Lar de Amparo ao Idoso para emitir novo RG

Tags: , ,
Publicado em 13 de agosto de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

A gestão municipal deslocou equipe para realizar este trabalho e facilitar o acesso ao documento que é muito útil na vida de todo cidadão

 

 

Desde 2021, o Gabinete de Identificação de Gravatá, responsabilidade da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, passou por mudanças importantes e melhorou o atendimento de quem precisa emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o antigo RG.

 

 

Além do atendimento presencial, a equipe do setor, que fica na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, por trás do Paço Municipal, realiza atendimento itinerante dentro do planejamento de ações. 

 

 

Foi o que aconteceu na quarta (13), quando foi solicitada a ida do setor até o Lar de Amparo ao Idoso, no distrito de Mandacaru, zona rural de Gravatá. Maria Rita é coordenadora da instituição e falou sobre esta ação da prefeitura no local. “A gente entrou em contato com eles para que fosse feita a segunda via do RG dos idosos. Eu tenho um idoso aqui, por exemplo, que tem o primeiro RG que ele tirou na vida, aí é mais para isso, para a segunda via do documento de identificação deles. Facilita a vida deles, para resolver questões de banco, questão de levar para um médico, porque às vezes já não aceitam mais, porque só tem validade de 10 anos. Aí tem que fazer essa renovação. Foi muito interessante essa vinda da prefeitura até aqui, pois atualmente a gente tem 17 acamados. Hoje vai ser feita a segunda via do RG de 40 idosos. Atualmente a gente tem 54 e 40 deles vão ter essa segunda via da prefeitura. Então, eles terem vindo pra cá foi uma coisa maravilhosa para a gente, pelo fato dos acamados, a gente não teria como levar”. 

 

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira (foto: Nilson Silva), “esta ação de hoje comprova o compromisso da gestão municipal, por meio do prefeito Joselito Gomes, e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, com a população e esse compromisso foi responsável também pela transformação do atendimento no Gabinete de Identificação, tendo em vista que antes era um número muito pequeno de atendimentos por dia e o retorno à população era lento. Hoje, além do espaço ter melhorado, que conta com sala de espera ampla e climatizada, as pessoas não precisam chegar de madrugada na prefeitura para serem atendidas. Antes, havia também registro de atendimentos limitados a oito emissões de documentos de identificação. Só no mês passado, em 16 dias, um dos identificadores fez 405 documentos. Então, quem precisar desse serviço, pode procurar o setor que será bem atendido, como merece ser”.

 

 

Tanto a primeira via quanto as renovações da CIN são gratuitas, pois, segundo a legislação, a renovação dos documentos deve seguir os seguintes períodos:

 – 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;

– 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;

– Acima de 60 anos – validade indeterminada.

 

 

O agendamento pode ser realizado pelo site disponibilizado pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento , ou presencialmente, às segundas-feiras, no próprio Gabinete de Identificação. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 13h e das 13h às 18h.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS