Forró pé-de-serra, comidas típicas, roupas e decoração juninas, o momento teve tudo o que é peculiar ao festejo mais celebrado pelos nordestinos na Casa do Idoso
Os frequentadores da Casa do Idoso de Gravatá Adelson Costa de Oliveira, que fica no bairro do Cruzeiro, viveram uma tarde muito feliz com a festa junina promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A animação ficou por conta de Joãozinho do Acordeon, que tocou inúmeros sucessos do forró pé-de-serra, incluindo uma versão especial de “Meu Mel”, em homenagem ao prefeito Joselito Gomes, que foi representado no evento pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.
Edna Cristine da Silva, coordenadora da Casa do Idoso de Gravatá, falou como funciona o espaço. “Antigamente a gente ficava no CAIC, porém fechou para reforma e o prefeito viu a necessidade de abrir esse espaço maravilhoso para eles. Nesse centro de convivência os idosos fazem artesanato, ortoterapia, costura, e é um espaço onde eles aproveitam, dançam e essa alegria é assim diariamente. Oferecemos as três refeições, o carro vai buscar e levar e eles aproveitam bastante. A prefeitura dá um suporte muito bom com médico, assistente social, educação física, tudo para proporcionar o melhor para eles, o prefeito pensou nisso”.
Entre as usuárias da Casa do Idoso que participaram da tarde junina estava Neide Salvina Torres, dona de casa. “Eu venho me divertir na Casa do Idoso, é muito bom. A gente joga, faz crochê, e a festa está boa mesmo!”.
Josefa Maria de Freitas, aposentada, foi outra que aproveitou ao máximo. “Venho a semana toda, a gente vem de manhã só sai de tarde. Toma café, almoça, lancha, e o São João tá joia. Vem um pessoal no ônibus à tarde. Eu queria convidar todo mundo para vir pra cá também pra dançar um forrozinho”.
Maria Elza, agricultora, de 60 anos, estava acompanhada da amiga dela, Judite Priscila da Conceição, também agricultora, 81 anos. Elza disse: “Estou gostando muito, o prefeito arranjou isso para a gente e estamos aqui. Vou dançar muito São João. A casa do Idoso é ótima, a gente toma café da manhã, almoço e lanche à tarde, aqui somos muito bem acolhidas, bem recebidas, com muito carinho, faço artesanato para eu vender e o São João é só de forró. Para a gente que é idoso, é uma terapia. Gravatá é o mil! O prefeito, a primeira-dama, maravilhosa, lindos! Obrigada a todos”.
Viviane Facundes destacou que “o prefeito Joselito Gomes, como sempre, surpreendendo a cada dia trazendo trabalho, um serviço de partilha, acolhimento dos idosos e nesse período junino não podia ser diferente. Hoje estamos na Casa do Idoso compartilhando, vivendo e convivendo com eles, sentindo a alegria de poder começar o São João na animação, do jeito que eles gostam”.
E no próximo sábado (17), a partir 13h, será realizado o São João dos Idosos – Forró do Desassossego, com a concentração e saída da Praça da Matriz, em direção ao Polo Sanfona – São João no Sítio, onde o público será recepcionado com muita música, com apresentações de Rafael Moura, Ricardo Alegria e Fabiana Pimentinha.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)