Com fantasias criativas e shows de Danilo Henrique e Myllena Dantas, bloco levou alegria às ruas na quinta (12), reuniu gerações e reforçou o espírito de irmandade que marca o Carnaval do município


A irreverência das Trinchas de Gravatá tomou conta das ruas da cidade na noite da quinta (12), com muita fantasia e shows memoráveis de Danilo Henrique e de Myllena Dantas.


Pedro Henrique Ribeiro Vasconcelos, é estudante, tem 21 anos e mora no Centro. Ele gosta do Bloco das Trichas desde quando era criança. “É uma tradição muito importante pra nossa cidade, Pernambuco, para todas as áreas do Carnaval, acho muito lindo já tem 37 anos que as tristes existem e eu acho que deveria perdurar por inúmeros e mais anos que for. Desde novo eu participo. Pegava as roupas da minha vó, da minha mãe, brincava, mas eu não saía pro bloco. Eu ficava na frente de casa olhando o Carnaval passar, brincando e me divertindo e agora eu estou já alguns anos depois mais velho tô indo pra todos os anos. Convido as pessoas para vir brincar o Carnaval de Gravatá. Vwm simbora, bater leque nesse Carnaval. É perfeito!”.

Valter Silva, estoquista, mora no bairro Santa Luzia, fala como foi que ele resolveu participar das Trichas. “Meus amigos me chamaram: ‘vamos, que é muito legal, é curioso’. Eu não tenho vergonha nenhuma, aí eu resolvi vir. Aí hoje eu tô aqui, sou Valter, mas hoje eu sou Valéria e eu quero aproveitar o resto da noite com muita alegria e Carnaval na pele”.

Júnior Popó e Luiz Carlos (à esquerda) são os organizadores do bloco e eles falaram: “É um sentimento de irmandade mesmo, o bloco tem essa pegada, um bloco apaixonado não é à toa que a gente se doa, a comunidade toda vem junto, é um bloco que mostra todos os valores de Gravatá. E o legal é que o pessoal vem pra rua pra lazer, vem pra rua pra se divertir, vem pra rua para unir em cima de uma ideia que começou há 37 anos atrás e ela tende a caminhar mais 37 anos que a gente já vê uma nova geração que tá dentro do bloco, então é muito bacana. A gente sabe que dá trabalho, mas é muito bom, é muito bacana o bloco das Trichas. E o apoio da prefeitura é muito importante. Eu posso dizer que vários prefeitos deram sua contribuição, mas igual a prefeitura atual, ajudou de uma forma tão bacana, então a gente se sente muito feliz e honrado pelo reconhecimento. É um bloco muito família e é muito interessante que a gente hoje se sente realizado e mais realizado ainda quando a gente vê a multidão descendo ali na avenida. Ficamos muito gratos por toda a estrutura que foi colocada no bloco. Que venham mais um ano, dois, três, com fé em Deus”.
João Paulo de Lemos, vice-prefeito de Gravatá, esteve na saída do bloco representando o prefeito Joselito Gomes. “37 anos participando, alegrando a nossa cidade, faz parte do Carnaval de Gravatá o tradicional Bloco das Trinchas. E eu digo a você gravataense: aproveite o Carnaval com muita alegria e muita paz no coração, brinque com responsabilidade. Parabenizo nosso amigo Júnior Popó, Luiz Carlos, estão a frente dessa organização do bloco até hoje, uma satisfação fazer parte da alegria do povo gravataense. É a gestão sempre apoiando, junto com todas as secretarias, a mais uma manifestação cultural de Gravatá”.
O Bloco das Trichas tem o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, da Secretaria de Segurança e Defesa Civil pela Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa. O Carnaval de Gravatá 2026 tem o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da EMPETUR e da Fundarpe.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Imagens aéreas: Eliese Henrique