Último dia do curso de eletricista é marcado por instalação elétrica feita pelos alunos

Publicado em 11 de fevereiro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Indústria e Comércio

Alunos põem a mão na massa e ganham experiências necessárias para complementar seus conhecimentos 

 

A sexta-feira (10) foi marcada pelo encerramento do curso de eletricista, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e pela Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e o Sindicato Rural de Bezerros.

 


Durante os cinco dias de cursos os alunos aprenderam os tipos de emendas, conheceram as tomadas, interruptores, o quadro de circuito que simula o circuito de uma casa com todos os disjuntores para que todos tenham um conhecimento geral.  Além de trabalhar com bóia elétrica, bóia de caixa e cisterna, bombas e outros assuntos que o curso engloba.



Para aperfeiçoar e complementar seus conhecimentos, os alunos colocaram a mão na massa e realizaram a troca da instalação elétrica de uma casa, localizada na Rua 07 de Setembro.

 

O professor do SENAR, Nelmar Alves, comenta sobre o processo que foi ensinado aos alunos: “Então, de terça a quinta pela manhã fazendo a prática na sala de aula, e na quinta à tarde e sexta a gente veio fazer a instalação de uma casa. Se ela já tiver uma instalação comprometida a gente tira e faz uma instalação nova. Se for uma casa que não tem instalação, a gente fez uma instalação. A gente prefere até uma casa que já tenha gente morando e que tenha a necessidade da troca da instalação e é aula prática dos alunos”.

 

Rodrigo Alves, autônomo, aproveitou a oportunidade para fazer o curso e se aperfeiçoar ainda mais: “Uma oportunidade que a gente teve essa semana para aumentar mais o conhecimento da gente. Pretendo aprimorar mais, fazer mais cursos para aumentar mais o conhecimento na área”.

 

Contemplada com a instalação da parte elétrica da casa, Ubirailde de Arruda, costureira, comenta que: “Foi muito bom porque no final do ano passado parte da fiação da minha cozinha deu curto circuito e pegou fogo. No momento eu não estava com condições de refazer todo o serviço e foi ótimo essa oportunidade. Agradeço demais a Prefeitura porque mais uma vez estou sendo beneficiada, já fiz vários cursos de bolo e doces pela Prefeitura e utilizo como uma renda extra para mim e agora sendo contemplada com isso para mim foi perfeito”.


Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS