Com 85 anos de bloco, os foliões aproveitaram esse momento com seus familiares e frevaram bastante ao som da Orquestra Super Freviola
Desde 1938, o bloco Mocidade em Folia desfila pelas ruas de Gravatá, e após dois anos de pandemia, volta com todo gás e animação ao som de muitas marchinhas carnavalescas.
Um dos blocos mais antigos de Gravatá teve concentração em frente ao Centro Desportivo Gravataense (CDG), localizado na Rua Padre Joaquim Cavalcanti, onde reuniu foliões da terceira idade e famílias que levaram suas crianças fantasiadas para aproveitar a folia.
O Bloco Lírico tem seu próprio hino, que foi cantado ainda mais com fervor, e percorreu pelas principais ruas do centro da cidade ao som da Orquestra Super Freviola, comandada pelo Maestro Bezerra, que arrastou foliões e apreciadores do Mocidade em Folia com muito frevo que não deixou ninguém parado.
Este ano, a eterna foliã Ceci Medeiros foi a homenageada pelo Bloco Mocidade em Folia, a qual ao longo de sua vida aproveitou bastante os momentos com sua família e amigas.
E quem esteve presente com seus familiares conferindo a folia carnavalesca de perto e com uma felicidade sem igual foi o homenageado do Carnaval de Gravatá 2023, o eterno folião e um dos fundadores do bloco Mocidade em Folia, Zuza Nascimento.
Para a organizadora do Bloco Mocidade em Folia, Nailda Nascimento, é muito gratificante ver novamente o bloco pelas ruas: “Muito feliz. Com nosso retorno agora próximo ano vai ter muito mais crianças, que são em torno de 40 a 50, mas por causa da pandemia esse ano foi bem difícil, mas no próximo ano vamos conseguir juntar e fazer a festa ainda mais linda”.
Mariana Lima, fisioterapeuta, foi com sua mãe e sua filha aproveitar o tradicional bloco carnavalesco e opinou: “Eu acho uma experiência maravilhosa para manter a cultura gravataense nesse bloco que já faz mais de 60 anos, então a gente faz questão de participar para manter essa tradição. O carnaval está maravilhoso. Muita segurança, muito familiar, estão de parabéns todos que fazem a Prefeitura Municipal de Gravatá”.
Vital Medeiros, filho da homenageada Ceci Medeiros, esteve acompanhado de seus familiares e sua esposa, Gleizy Gueiros, ficou bastante emocionado com a demonstração de carinho de todos do bloco em fazer essa singela homenagem a sua mãe: “Nós estamos emocionados, a família está aqui, veio familiares de Fortaleza porque é uma homenagem significativa. Mamãe sempre acompanhou esse bloco desde pequena e a gente tem um registro muito grande dessa participação dela no bloco. Portanto, a gente está muito feliz e emocionado. Estamos alegre porque ela está presente, Ceci presente no Bloco Mocidade em Folia e todo esse contexto nos leva a emoção do carnaval. Mamãe realmente era uma figura carnavalesca de Gravatá, ela representa muito bem esse bloco”.
Os foliões, durante o percurso, tiveram a segurança da Guarda Civil Municipal e todo apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)