Um Marco para Gravatá: SERC é Oficialmente Centro Especializado em Reabilitação do SUS

Tags: , , , , , ,
Publicado em 02 de agosto de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Reconhecimento consolida décadas de trabalho do SERC e marca um novo capítulo na saúde de Gravatá

 

 

 

Neste sábado (02), Gravatá viveu um momento histórico para a saúde do município, pois o SERC – Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança, após 35 anos de história e dedicação às pessoas com deficiência, é oficialmente habilitado e credenciado como o mais novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) do SUS. 

 


 

Como CER Tipo II, o SERC passa a oferecer atendimento especializado em reabilitação física e intelectual, ampliando o cuidado e o acolhimento às pessoas com deficiência de Gravatá e região.

 

 

A entrega da certificação aconteceu por meio de cerimônia na sede da instituição e teve a presença de autoridades da gestão municipal, do Governo de Pernambuco e do Governo Federal, como o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes, a secretária de Saúde de Gravatá, Viviane Sanjurjo, o presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá, Léo do Ar, o secretário executivo de Saúde de Pernambuco, Anderson Oliveira, o deputado federal Renildo Calheiros, o deputado estadual Waldemar Borges e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

 

 

Houve apresentação contagiante do Grupo de Dança do SERC, com a coreografia do professor Wanderson José. O evento prestou homenagem a Maria das Dores de Brito, que foi a fundadora e diretora do SERC em Gravatá e faleceu em abril deste ano.

 

 

Ozélia Soares da Silva Santos, atual presidente do SERC, agradeceu a parceria da prefeitura desde 2021, quando o serviço estava na iminência de fechar. “No momento que a prefeitura se abriu para nós, o prefeito Joselito, nós estávamos em uma situação muito crítica, e tinha saído até boatos que o SERC tinha fechado, e na verdade nunca fechou. Nunca faltou profissionais aqui dentro, voluntários, trabalhando, mas passamos por grandes dificuldades. E com o apoio do prefeito Joselito e da prefeitura, nós conseguimos ter profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e foi ampliado o atendimento para muitas crianças que estavam na fila de espera, mas foi de suma importância porque foi um momento em que os profissionais estavam trabalhando voluntário. O SERC, na verdade, cuida não só da criança, mas das famílias. E nós conseguimos ir até a zona rural fazer atendimento lá, com parceria com a prefeitura. Então, a partir de agora, nós iremos conseguir mais atendimento para essas crianças. Mas a nossa parceria com o município, com o padre Joselito foi de grande importância porque tivemos muita dificuldade com outros gestores. Houve momentos em que queriam fechar o SERC, mas nos mantemos de mãos dadas, todos nós unidos e não deixamos que isso acontecesse. Muito grata e vamos continuar parceiros: prefeito, toda a equipe da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, O que queríamos, o que o prefeito pode fazer, todas as secretarias fizeram. Por nós, somos gratos e continuaremos na parceria com ele”.

 

O secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales, explicou o que representa o SERC ter essa certificação de CER-II. “Esse credenciamento aqui para o SERC é importantíssimo, pois é uma instituição que tem uma trajetória, um reconhecimento, uma luta de anos com Maria das Dores e as que continuam aqui, a exemplo de Maria da Paz, Ozélia, todo o grupo aqui da gestão do SERC, além dos profissionais de saúde de mais variadas especialidades, as mães dos pacientes, os pacientes e claro, a união de todos aqui do poder público, municipal, estadual, a nível federal, a sensibilidade da gente de poder estar aqui em Gravatá hoje no sábado de manhã. Estamos aqui para reconhecer tudo que vem sendo feito, que vai ser feito ainda melhor com o SERC de Gravatá. Vão ser R$ 2.268.000 por ano, cerca de R$ 189.000 por mês, portanto, recursos importantes para as atividades aqui que vão ampliar o atendimento. A própria diretora colocou que, com esses recursos federais, vai poder agora chamar a lista de pessoas que estão na espera e que vão poder ter acesso a esse serviço, fruto do financiamento que está chegando com a habilitação do SERC ao SUS. Isso é possível por causa do programa Agora tem Especialista, do presidente Lula, que está com o Ministro Padilha realizando a expansão da oferta de serviços especializados em todo o país e, entre eles, os serviços de atenção à pessoa com deficiência junto com cirurgias, consultas, procedimento, diagnóstico câncer, ortopedia, cirurgia geral, vascular e vários outros procedimentos. A gente está agora, enquanto o Ministério da Saúde e o governo do presidente Lula, podendo dar as mãos definitivamente aqui ao CER-2 para garantir o financiamento perene e que só vai aumentar para o resto da vida dessa instituição. A gente espera que sejam muitos anos cuidando daqueles que principalmente precisam e é claro que vão ter uma grande assistência aqui”.

 

Para o prefeito Joselito Gomes, “quem conhece o SERC em Gravatá, a entidade que existe há quase quatro décadas, sabe da necessidade e da urgência para quem tem sua criança, seu adolescente necessitando de um acolhimento, de um atendimento, um acompanhamento especializado, sabe melhor ainda das dores juntamente com tantas outras pessoas, quanta correria, quanta luta, conseguindo avanços, em outros momentos o recuo. Em 2021, quando assumi o mandato, o SERC estava numa situação praticamente de fechamento e claro que isso de forma alguma poderia acontecer. Então, através da Secretaria de Saúde do município, chegamos juntos, outras pessoas em relação também ao Governo do Estado, o Governo Federal e hoje temos, posso dizer, esse momento assim de bênção. Hoje o SERC é oficialmente Centro Especializado de Reabilitação, com a presença do secretário Mozart Sales, esse certificado foi dado ao SERC, garantindo assim a sua manutenção. Não é simplesmente por algum tempo, mas uma manutenção que terá sua continuidade. Um trabalho que já existe e ele será fortalecido. E outra coisa importante, inclusive podendo ser construído um centro da forma adequada para que esse trabalho possa ter sua continuidade. Todo mundo que faz o SERC está de parabéns, especialmente as famílias que são acompanhadas, atendidas, outras mais que estão na fila de espera, mas com certeza estarão saindo dessa espera. Ou seja, um caminho que foi construído através de várias mãos e o resultado aqui está. Graças a Deus, graças a você, Maria das Dores, Teté, toda a equipe do SERC, tantos especialistas e todo o empenho de tantas outras pessoas. Parabéns SERC, parabéns Gravatá!”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS