Essas ações são importantes para dialogar sobre o Câncer de Mama que, atualmente, é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo
Em uma manhã rica de conhecimentos, diálogos e troca de experiências, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (20), mais uma ação do Outubro Rosa, desta vez na Unidade de Saúde da Família Maria Auxiliadora.
Toda equipe multiprofissional esteve presente para explicar às mulheres da comunidade sobre a campanha do Outubro Rosa, que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, do autoexame e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Além disso, foi pautado sobre sua origem, fatores que levam essas mulheres a adquirirem a doença, os sintomas, e como é importante ter um bom hábito alimentar.
Na ocasião foram passadas dicas de alongamento e mostraram às mulheres a importância da atividade física em suas vidas.
Mana Rodrigues tem 59 anos, é dona de casa, venceu o câncer de mama e deixa sua mensagem a todas as mulheres: “Todo ano participo das ações e amo passar informações, incentivar a outras mulheres a fazer o autoexame, se tocar, se amar. Isso é importante porque foi no toque que eu descobri que estava com câncer de mama”.
Para Jacenir Ferreira, professora de Educação Infantil, é muito importante a Prefeitura realizar essas ações como forma de conscientizar as mulheres de Gravatá e da comunidade Maria Auxiliadora: “Essa ação é muito boa porque adquirimos conhecimento, os palestrantes estão aqui para nos orientar e a gente fica ciente da situação. Eu sempre participo, porque tenho minha mãe que é idosa, tenho pessoas na família que já tiveram câncer, então é muito bom essa ação que a USF faz. Aprendemos muito”.
O médico da USF Maria Auxiliadora, Matheus Alves, acompanhado de toda a sua equipe da unidade, comenta que: “Hoje viemos aqui trabalhar um pouco sobre o câncer de mama junto a comunidade do Maria Auxiliadora. Damos muita relevância a este mês visando o autocuidado da mulher consigo mesma, com a mama, com outras doenças que possam aparecer e explicar para elas a importância desse rastreamento precoce do câncer de mama para evitar um diagnóstico em fases avançadas. Nós estamos gratos pelo dia, pelo apoio da Prefeitura na ação e com o retorno que as pacientes estão dando para nós”.
Neste mesmo dia as ações aconteceram nas Unidades de Saúde da Família Prado 1 e Auta Soares.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)