Usuários do CAPS II participam de evento em alusão à luta antimanicomial

Publicado em 01 de junho de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Gestão municipal apoia as causas e lutas pela reinserção na sociedade, abordagem humana e acolhedora com os usuários 

 

A luta antimanicomial é uma importante iniciativa que visa garantir os direitos e a inclusão social das pessoas com transtornos mentais. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, tem desempenhado um papel significativo nessa área na cidade e através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promoveu uma ação na Praça da Matriz com os usuários, na quarta-feira (31). 

 

É importante deixar claro que essas ações são para conscientizar a população gravataense de que o melhor caminho é a reinserção na sociedade, abordagem mais humanizada e acolhedora. 

 

O evento contou com a realização da pintura coletiva, a recitação de Cordel e os depoimentos dos usuários falando de suas experiências e vivência no CAPS II. Além da participação de toda equipe unida por mais uma causa e a presença do psicólogo, Lamartine Silva.

 

Alcineia Alves da Silva, usuária do CAPS II, em depoimento enfatiza todo o trabalho do CAPS: “Eu como sou uma pessoa que faço parte do CAPS, faço tratamento no CAPS, esse momento que acontece hoje é um momento lindo. Aqui eles estão mostrando a todos que para nós ficarmos bem, nós não precisamos de internamento e sim de apoio, amor e acolhimento. Eu era uma pessoa dependente de muitas coisas e agradeço ao CAPS por todo apoio, tratamento e carinho com toda a equipe”.

 

Luana Aguiar, recepcionista do CAPS II, fala dessa ação tão importante: “É muito importante essas ações porque nossos usuários ainda sofrem muito preconceito e eles não devem ser tratados dessa forma e sim terem uma vida leve, livre e socializada. O que queremos é enfatizar que eles não podem ser excluídos por seus problemas,  porque o mundo nasceu para todos. Então, queremos aproveitar para agradecer ao prefeito Joselito Gomes, ao nosso secretário de Saúde, Anderson Oliveira, por apoiar e estar disposto a fazer o CAPS diferente e acolhedor”.  

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS