O projeto teve recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB
Moradores e turistas de Gravatá terão a oportunidade de ter contato com o universo da xilogravura e os principais pontos turísticos e arquitetônicos da cidade.
Por meio da exposição “Gravatá no Estilo Xilo”, que vai estar no Vagão Museu, de 16 a 30 de abril, as pessoas terão contato com a história de Gravatá através de gravuras e poesias de sete pontos turísticos e edifícios.
Durante a exposição, será distribuído gratuitamente aos visitantes, um livreto estilo cordel de 16 páginas contendo todas as gravuras e poesias da exposição Gravatá no Estilo Xilo.
A multiartista Suzana Souza, que usa a identidade artística como Sü, tem 10 anos de experiência como artesã e dedicou mais da metade deste tempo às criações no estilo xilo. As primeiras experiências ocorreram em eventos culturais do Governo de Pernambuco que buscavam artistas com uma linguagem mais regional.
A partir daí, o estilo xilo passou a ser referência da artista. Residindo e respirando Gravatá há quase 5 anos, já criou 3 representações estilo xilo referentes à Gravatá: Igreja Matriz, Cristo do Cruzeiro e Bonequinha da Sorte. Devido à boa repercussão dessas três representações, a multiartista decide homenagear a cidade com uma exposição mais completa e informativa.
Quem quiser acompanhar o perfil do Instagram da exposição é o @gravataestiloxilo e da artista é @sumultiartista.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo