As três casas montadas no local abrigam comércio de pessoas que fizeram cursos no Centro Profissionalizante
O Natal é um período muito bom para quem gosta de empreender e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, ofereceu um espaço de destaque para quem participou de cursos no Centro Profissionalizante, que fica no CRAS I, no bairro Cruzeiro.
A Vila Natalina da Assistência Social e Juventude, que fica na Avenida Joaquim Didier até o Dia de Natal (25), apresenta as três Casas do Empreendedor, local que está oportunizando a comercialização de produtos feitos por essas pessoas que tiveram a atitude de aprender coisas novas e partir para as vendas.
Gabriele Santana e Graziele Ribeiro são empreendedoras e elas têm a G&G Tapiocaria. Elas estavam no espaço especial na noite de véspera do Natal e Gabriele falou um pouco da história delas até chegar na Casa do Empreendedor. “A gente estava na saga de procurar emprego e pensamos em desenvolver alguma coisa. Mas o que? Grazi e Gabi, por que não G&G Tapiocaria? É algo que a gente já faz em casa e gostamos de fazer. Daí começamos com tapioca, passou um mês e acrescentamos o hot dog e o cuscuz. A gente viu pelo Instagram da prefeitura a oportunidade de fazer o curso hot dog gourmet e fizemos. O professor Ivan deu oportunidade da gente vir para cá, apresentar nossa marca e desenvolver outros produtos. Foi aí que a gente desenvolveu também saladas, geleias, doces. O curso foi a porta para a gente mostrar nossa marca. Tem bastante oportunidade. Vi que tiveram outros cursos e não estava dentro da área que a gente queria, mas tivemos a oportunidade com a ceia natalina, o hot dog gourmet e o professor disse que futuramente terão outras oportunidades”. O perfil no Instagram é o @ggtapiocaria.
Cintia Roberta da Silva, camareira, e Danielle Souza, cozinheira, viram nos cursos oferecidos pelo Centro Profissionalizante, no CRAS I, uma oportunidade para empreender e ganhar uma renda extra. “Eu já fiz o curso de ceia natalina, cachorro quente gourmet e doces e compotas. Foi através da prefeitura, pela Secretaria de Assistência Social que tivemos oportunidade e fomos convidadas a participar desses cursos, e foi muito boa a realização dele, tanto que deu oportunidade da gente estar aqui participando desse evento. É uma renda extra para o final de ano. Queria deixar de antemão o agradecimento ao prefeito, à primeira-dama que abriu esta oportunidade, nesta festa linda que está o Natal de Gravatá e estamos muito felizes em estar participando”. Quem quiser encomendar as geleias produzidas por elas pode ligar para (81) 9 9265-2378.
A FinArt Ateliê Handmade também marcou presença na Casa do Empreendedor da Vila Natalina de Gravatá. Jussara Pereira da Silva, artesã, estava com a mãe, Josefa Maria Pereira da Silva, que também é artesã, expondo na noite de véspera do Natal. “Eu achei maravilhoso, porque nós não temos uma loja física, então é uma oportunidade maravilhosa onde a gente expõe nossos produtos para que as pessoas conheçam nosso trabalho. Eu sou muito grata pela oportunidade que a gente teve. Nós trabalhamos com biscuit, feltro, tecido e madeira. A família inteira trabalha: somos eu, minha mãe, meu pai, minha irmã e tenho uma filha que também se apresenta aqui no espetáculo. Literalmente uma família de artistas. E aqui é um expositor a céu aberto, todo mundo tendo a oportunidade de conhecer nosso trabalho, acho que é muito proveitoso isso. Foi a primeira vez que a gente teve uma oportunidade tão grande assim. A Vila está toda linda e para a gente é maravilhoso”. O perfil da marca é @finartatelie.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)