Secretaria da Mulher promove roda de canto, poesia e informação dentro da programação do Agosto Lilás
O Mercado Cultural foi palco, nesta terça-feira (19), de uma ação marcante do Agosto Lilás, mês nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A roda Vozes Lilás, promovida pela Secretaria da Mulher e pelo Centro de Referência da Mulher, uniu música, poesia e informação em um momento de acolhimento, conscientização e troca de experiências.
O encontro foi abrilhantado pelo grupo Elas Encantam, formado por mulheres que participam das atividades da pasta. Mais que um grupo musical, o espaço funciona como um ambiente terapêutico de saúde mental, fortalecendo autoestima, vínculos e bem-estar por meio do canto coletivo.
Durante o encontro, as participantes compartilharam poemas, receberam orientações da psicóloga e da advogada da Secretaria da Mulher, além de debater sobre os diferentes tipos de violência, com destaque para a violência patrimonial. O repertório trouxe músicas de forte mensagem feminina, como Para Todas as Mulheres (Mariana Nolasco), Triste, Louca ou Má (Francisco El Hombre), Dona de Mim (IZA) e Mulheres Brasileiras (Benito de Paula).
A roda Vozes Lilás transformou o Mercado Cultural em um espaço de escuta, cura e resistência, reafirmando a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher.
Josa Vicente, dona de casa, participante ativa das atividades da Secretaria da Mulher, opinou sobre essa roda Vozes Lilás: “Eu acho maravilhoso está aqui essa tarde, não só aqui nessa roda de debate que teve, porém participar também dos grupos da Secretaria da Mulher. A gente tem vez e tem voz, e participar do grupo Elas Encantam eu me sinto privilegiada, não que eu seja cantora, mas se dar ao canto é maravilhoso porque você esquece todos os problemas que tem e sai daqui renovada”.
A secretária da Mulher, Ester Gomes, explicou sobre a relevância desse momento: “Então é isso que a gestão propõe, é isso que a Secretaria da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher, faz, em especial com o grupo de mulheres Elas Encantam, que hoje integram essa roda de diálogo sob o comando também de Aline, conosco nessa participação. Onde a gente pode debater, dialogar, falar sobre os tipos de violência, falar sobre a identificação de sinais de violência, e principalmente cantar, interagir com poemas, com momentos de reflexão, porque é também uma forma de se expressar através da cultura, da arte, da música e da dança”.
Estiveram presentes a equipe da Secretaria da Mulher, a secretária executiva Gleyzi Gueiros, a repórter Aline Souza e a subtenente Geanne Fonseca.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)