Intuito do encontro, uma realização da Prefeitura em parceria com o Sebrae-PE, foi melhorar a base para gestão de sucesso
Profissionais da rede hoteleira, de hotéis e pousadas de Gravatá participaram do workshop “Cultura de alta performance – Equipes engajadas, a base para gestão de sucesso”, na noite da quarta (27), no auditório da Secretaria de Educação.
A realização foi da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e Diretoria de Turismo, em parceria com o Sebrae-PE.
Mauro Andrade, consultor e instrutor do Sebrae unidade de Caruaru, foi o responsável pela oficina. Ele, que é responsável pela empresa Anova Projetos, explicou que “hoje a ideia é a gente fazer uma oficina prática para pegar temas ligados à liderança, para a gente desenvolver os nossos times, para encantar de fato os nossos clientes. Então a ideia é a gente trazer muita ferramenta, muito debate, muita discussão, para que eles saiam de fato preparados para formar um time engajado e que se comprometa com os objetivos da empresa. É muito bacana esse tipo de iniciativa porque a gente vê que a prefeitura de fato está investindo na economia local. Gravatá é um polo turístico, então quanto mais a gente capacitar o nosso empreendedor local, a gente vai estar motivando eles para que eles tenham esse momento que é muito importante para a gente está evoluindo constantemente”.
Dalma Arcanjo, empresária do setor do turismo de aventura e de seguros, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Gravatá. “Maravilhoso, aqui Gravatá precisa exatamente disso, se faz necessário que se invista bastante nesse tipo de curso porque nós precisamos de mão de obra, de profissionais, e isso é maravilhoso, muito bom mesmo. Inclusive, uma das coisas que a empresa pediu foi isso, que a prefeitura investisse em cursos para profissionalizar as pessoas porque a gente precisa de mão de obra. E mão de obra qualificada é outra coisa, bem com o pessoal jovem que está querendo trabalhar. Os jovens aqui da cidade querem sempre uma oportunidade. Isso é muito bom, é maravilhoso. O estudo é muito bom”.
Para Laudemiro Ferreira (foto: arquivo pessoal), gestor de Turismo do SEBRAE-PE, “Gravatá é um importante destino turístico de Pernambuco e, claro, que para ter essa fama tem toda a estrutura e equipamentos turísticos, principalmente a parte de hospedagem, hotelaria e pousadas. E para isso hoje o grande desafio para gestão de negócio e com o propósito de resultado é gestão de pessoas, para que com estratégia definida e um time coeso, com propósito alinhado, as pousadas e a rede hoteleira de Gravatá aumentem a sua gestão, melhore a sua gestão de pessoas e o resultado é almejado por todos os empreendedores e com satisfação daqueles colaboradores. Então esse é o objetivo. Esse evento encerra o ano, mas ao mesmo tempo já projeta as ações para 2025, que vão crescer de forma substancial, junto com outras ações, festivais gastronômicos, fortalecimento de trilhas e muito, muito mais. Essa ação só acontece graças a uma parceria forte com a Prefeitura e a Secretaria de Turismo de Gravatá e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem outras ações também envolvidas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como também o fortalecimento do Polo Moveleiro, mas vamos seguir essa parceria firme e forte”.
Patrick Serapião, diretor de Turismo de Gravatá, considerou que “é uma forma de desenvolver, de capacitar cada vez mais os nossos equipamentos hoteleiros. Os equipamentos turísticos, mas voltados agora para a hotelaria, com hotéis e pousadas de Gravatá. Nós criamos uma trilha com diversos workshops e cursos. Começando em 2024 e também continuando em 2025. E especificamente esse, com o Mauro Andrade e temos a parceria do Sebrae para ter essa eficácia nos nossos serviços turísticos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)