O violista Rafaell Altino e o pianista Lucas Thomazinho apresentaram peças de Cesar Franck e Serge Rachmaninoff
O XIII Festival Virtuosi Gravatá deu início, na quinta-feira (20), ao segundo final de semana de apresentações na Suíça Pernambucana. O palco é a Igreja Matriz de Sant’Ana, que abre suas portas para receber o evento que tem patrocínio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL.
A apresentação aconteceu na noite fria gravataense e o público atento e aquecido no interior da igreja, acompanhou o concerto de viola e piano, que teve como protagonistas Rafaell Altino, violista, e Lucas Thomazinho, pianista, num espetáculo com peças de Cesar Franck e Serge Rachmaninoff.
Lucas Thomazinho subiu ao palco em Gravatá pela segunda vez e descreve a sua emoção por esse momento. “Minha segunda vez em Gravatá, primeira vez foi ano passado, já fiquei muito feliz em estar conhecendo a cidade e agora a segunda vez só confirma tudo aquilo que eu já tinha gostado anteriormente e é sempre um prazer fazer música com outros músicos, especialmente com Rafaell, filho de Ana Lúcia que é tão importante para esse festival.”
Rafaell Altino relata o sentimento de perpetuar o legado do seu pai, o maestro Rafael Garcia. “Estar aqui em Gravatá, participando desse festival, é sempre uma grande alegria. É claro que meu pai faz uma grande falta e a gente toca pra ele, ele está assistindo a gente de longe. Ainda vem muita música boa, com grandes artistas convidados que deixa a minha vida e a vida de todos nós aqui mais rica. O Virtuosi é isso, encontros para fazer muita música boa para levar para o público a emoção do que estamos sentindo.”
O festival continua nos dias:
21 de julho | Sexta-feira
– 20h30: Dohnanyi & Brahms: Emmanuele Baldini, violino; Rafaell Altino, viola; Leonardo Altino, cello; Lucas Thomazinho, piano
22 de julho | Sábado
– 11h: Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola Rafaell Altino, viola; Ana Lúcia Altino, piano
– 20h30: Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca: Emmanuele Baldini, violino; Rafaell Altino, viola; Leonardo Altino, cello; Orquestra Jovem de Pernambuco, Nilson Galvão, regente
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)