Setembro Amarelo: Caps realiza caminhada em pela Valorização da Vida

Tags: ,
Publicado em 29 de setembro de 2023, por Pedro Ferreira | Categoria: Destaque

Encerramento da campanha que marca o mês da luta contra o suicídio foi marcado com caminhada e apresentação cultural do Maracatu Sol Brilhante

Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, levou informações, acolhimento e atividades voltadas à prevenção do suicídio no Centro de Atenção Psicossocial Vida Nova – CAPS II.

Essas ações que envolvem a prevenção ao suicídio foram mais intensificadas, mas vale salientar que cuidar e valorizar a vida é uma prioridade da gestão municipal.

Nesta sexta-feira (29), a campanha foi encerrada com a caminhada em pela a Valorização da Vida.

O psicólogo do Caps, Lamartine Silva, intensifica a fala da Valorização da Vida: “O Setembro Amarelo é importante pra gente valorizar a vida, a gente não falar apenas do suicídio, mas o que que a gente pode fazer pra que as pessoas não cometam o ato. Podemos fazer esse momento com que as pessoas possam ser ouvidas, buscar ajuda profissional de um psicólogo, de um psiquiatra, de pessoas competentes para estar ajudando ela nesse nesse momento tão difícil da vida delas, que é esse momento de decisão de tirar a própria vida ou não. E hoje nós do CAPS, culminamos com essa caminhada aqui na Praça Rodolfo, mostrar pra sociedade o quanto é importante a vida, o quanto é importante a gente estar trabalhando em prol da vida”.

Eliete Silva, psiquiatra do Caps, explica a importância dessa caminhada: “Essa ação é uma caminhada na cidade pra mostrar a população gravataense que o mês de setembro não é só da prevenção do suicídio, mas principalmente a valorização a vida e que Gravatá tem dispositivos onde as pessoas que estão em sofrimento psíquico possam procurar se tratar e assim fazendo a prevenção do suicídio e valorizando a  vida, cuidando da sua saúde mental”.

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)