Treinamento do SINESP-CAD é concluído com a Guarda Civil Municipal de Gravatá

Tags: , ,
Publicado em 20 de junho de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Município sediou treinamento que contemplou também GCMs de Goiana, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Camaragibe

Os agentes Guarda Civil Municipal de Gravatá – GCM concluíram, na última sexta-feira (17), o treinamento do SINESP-CAD – Central de Atendimento e Despacho, ministrado pela GCM de Camaragibe, entre os últimos dias 13 e 17, na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça – ETE.

O SINESP-CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais que permite a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, etc.) e proporciona a gestão de recursos e diminuição do tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

Além a GCM de Gravatá, também participaram do treinamento as Guardas Civis Municipais de Goiana, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Camaragibe. O encerramento aconteceu com a presença do prefeito Joselito Gomes, do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, do vereador Neném de Uruçu, do secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, de outros secretários, executivos e diretores de Gravatá e de outros municípios.

O Instrutor do curso, Abidenego Francisco, sobre o dispositivo, fala que “o SINESP-CAD é uma ferramenta de atendimento de espaço e ela é uma ferramenta que vem gratuita do Governo Federal e vai agilizar os processos, os atendimentos e despachos da Guarda Municipal de Gravatá. Estamos aqui como representantes do SINESP, Ministério da Justiça, inspetor da Guarda de Camaragibe e viemos aqui capacitar o efetivo da Guarda de Gravatá, Garanhuns, Goiana e Vitória de Santo Antão.”

André Paiva, comandante da GCM de Gravatá, participou do curso e fala da importância dessa capacitação para os guardas do município. “O SINESP-CAD é uma ferramenta que servirá bastante para a população gravataense, para poder remeter suas denúncias para os setores competentes e, especificamente pra Guarda Municipal e pra Defesa Civil. Durante esse ano o prefeito Joselito Gomes realizou bastante benfeitorias para a nossa corporação e, consequentemente, melhorou também a vida da população gravataense: passamos 6 anos sem fardamento e recebemos o fardamento, colete balístico, o Departamento de Trânsito criado e tá a todo vapor, trazendo pra população maior fluidez no trânsito, maior segurança nas ruas, Guarda Municipal constante nos distritos, esse é o compromisso que o prefeito está tendo com as pessoas e a Guarda Municipal também presente dando segurança à população gravataense.”

Uma segurança pública precisa de uma inteligência bem valorizada para ser eficaz. De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, “segurança pública se faz com inteligência e tecnologia . A importância desse curso mostra isso e o investimento do prefeito Joselito Gomes na Guarda Municipal em capacitar cada vez mais os guardas. Esse é um dos vários cursos que a Guarda Municipal tem feito para se capacitar e prestar o melhor serviço à sociedade gravataense.”

Joselito Gomes, prefeito do município, tem se empenhado em cuidar de todos os setores essenciais para o bom funcionamento do município e a segurança de todos tem sido uma de suas prioridades. “Mais uma capacitação para a nossa Guarda Municipal aconteceu durante esta semana aqui na ETE, em Gravatá, e contando com a participação de outros municípios que estiveram aqui conosco. É um momento importante, porque estamos fazendo um esforço enorme investindo em segurança e nada melhor do que capacitar, equipar, preparar bem nossa Guarda Municipal para que seja uma Guarda presente junto à população, ouvindo, orientando, educando e agindo também dentro da Lei quando necessário. Agindo assim, nós demonstramos o nosso compromisso com as pessoas.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza (SECOM)