Mobilização realizada pela Secretaria de Saúde no sábado (22) levou vacinação a cinco pontos do município e reforçou a importância de manter a caderneta de crianças e adolescentes atualizada

A Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá aplicou 655 doses de vacinas durante o Dia D da Multivacinação, realizado no sábado (22). A mobilização teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes e contou com atendimentos na Praça da Matriz, Posto 1, USF Ana Caminha, USF Ricardo Valmir e PSF Judas Tadeu, no Cruzeiro 1.

Pais e responsáveis atenderam ao chamado da Secretaria e levaram crianças e adolescentes para conferir e atualizar a caderneta de vacinação. A iniciativa reforçou a importância de manter as vacinas em dia como forma de prevenção de doenças e de proteção da saúde individual e coletiva.

Jacilene dos Santos Teotônio, agricultora, mora no Sítio Caatinga, na Zona Rural de Gravatá, e levou os filhos para vacinar na Praça da Matriz. “Acho muito importante essa ação porque às vezes você não tem tempo de vir com a criança para vacinar devido à escola, que é durante a semana e nos finais de semana você está livre e traz todos eles para se vacinar. Quem se vacinou foram os meus três filhos: um de 14, de 12 e 8 anos. É muito importante, porque eles estavam com a vacina atrasada e agora está em dia. Pais, mãe, tragam os filhos para vacinar nos postos, é muito importante”.
Denise Vitória, agricultora, mora no bairro Alpes Suíço e levou os três filhos, de 8, 7 e 4 anos, e mais dois sobrinhos para vacinar. “Acho muito bom deixar a vacina em dia. Ficar em dia, saúde também, livrar de doenças. Agradeço muito a Deus e às pessoas que estão aqui cuidando das crianças, porque tem gente que não pode ir para o posto, perde serviço e hoje que é um sábado dá para vacinar. Pai, mãe, venha vacinar os seus filhos, é muito importante deixar a caderneta do seu filho em dia”.

Entre as vacinas disponibilizadas durante a ação estavam a Pentavalente, VIP (poliomielite), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Varicela (catapora).


Com a mobilização, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, fortalece as ações de prevenção e amplia o acesso da população à vacinação, contribuindo para uma cidade cada vez mais protegida. Ainda é possível atualizar a caderneta de vacinação até o próximo dia 01 de setembro em todos os postos de saúde do município.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)