Encontro reúne representantes de diversos municípios no Hotel Portal de Gravatá e conta com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças

Gravatá está sediando, quinta (10) e sexta (11), um importante evento voltado à discussão dos impactos da Reforma Tributária nos municípios, uma realização da Info Manager, com apoio do Núcleo de Assessoria à Administração Pública (NAAP), da Rarotec e o encontro conta com apoio institucional da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Finanças.

Com o tema “Reforma Tributária nos Municípios: pontos principais, impactos e obrigações”, a programação acontece no Hotel Portal de Gravatá e reúne representantes de diversos municípios para dois dias de capacitação, troca de conhecimentos e debates sobre os novos desafios da gestão tributária municipal.

A realização do evento em Gravatá também coloca o município em posição de destaque como sede de uma programação de alcance regional, promovendo a integração entre profissionais e gestores de diferentes cidades.

Francisco Mangieri, professor de direito tributário e palestrante do evento, veio pela primeira vez a Gravatá e fala sobre o que vai abordar no evento. “Essa palestra vai mostrar aos participantes os impactos da Reforma Tributária nos municípios. Então, de uma forma prática e objetiva, o que os municípios têm que fazer para aplicar essa Reforma Tributária nos seus quadros, já a partir de 2027, com grandes mudanças e grandes necessidades de adaptação do Fisco Municipal, a Reforma Tributária, que foi inaugurada pela Emenda Constitucional 132 de 2023”.
Valéria Celestino, consultora contábil do NAAP, falou sobre o sucesso do evento. “Estou muito feliz em ter trazido esse curso aqui para Gravatá, uma cidade que sempre nos recebe muito bem. E aí a gente trouxe principalmente pela importância do tema. Convidamos o professor Francisco Mangieri para que ele trouxesse o máximo possível de informação. Eu sei que em dois dias talvez a gente não consiga instigar toda a matéria, mas a importância. Fico muito feliz também porque hoje a gente tinha uma meta de ter 60 inscritos e conseguimos trazer 100 pessoas do Litoral, Agreste ao Sertão. Tem pessoas aqui que vieram muito distante, mais de 5 horas de viagem, porque o tema é interessante e faz com que a gente procure observar o que os municípios estão fazendo, o que ainda falta fazer dentro desse contexto da reforma tributária. E ano que vem, um ano realmente desafiador, quem não estiver atualizado, vai ficar para trás. Então a gente trouxe nesse contexto em oferecer mais informação. Eu acho que esses dois dias serão perfeitos”.

O apoio da Prefeitura de Gravatá reforça o compromisso do município com a qualificação da gestão pública e com o acompanhamento das mudanças que serão implementadas a partir da Reforma Tributária.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)