Espaço que liga corredor onde ficam Mercado Cultural e Feira Livre e a Praça da Matriz recebeu cuidados que deixaram o local muito charmoso e aconchegante
Os 24 comerciantes e cerca de 90 funcionários das lojas da Via Centro de Compras comemoraram a entrega do novo espaço que passou por obra de revitalização por parte da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, e que ganhou pórtico nas duas duas entradas da rua.
O prefeito da cidade, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, prestigiaram a inauguração, na noite da segunda (04), que contou com a presença dos empreendedores e funcionários das lojas do local, além de funcionários da Prefeitura.
A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura de Gravatá, Bruna Carvalho, explicou o que foi feito na Via Centro de Compras. “Aqui, a gente tinha um espaço que frequentava carro, moto, então ficava inviável para os próprios clientes acessarem as lojas. Apesar de não ter fluxo de veículos aqui, as pessoas estacionavam. Com o incentivo dos lojistas, foram implementados bancos, humanizamos com as caqueiras de plantas, então toda essa humanização fez com que todos os lojistas se apropriassem da rua e tivessem mais zelo. Com isso, conseguimos ver essa transformação e toda a cidade vê esse local com diferencial”.
Jailson Cavalcanti é comerciante na rua há 20 anos e trabalha com artigos religiosos e papelaria. Ele relembrou que “essa conversa surgiu da insistência do nosso amigo Fernando de Carvalho e todos os comerciantes compraram a ideia dele, porque a gente via um setor bom, bonito, produtivo, porque aqui é uma rua onde circulam muitas pessoas e é uma rua que liga acesso a supermercados, feira livre, escola, é perto da Matriz, e tinha muito acesso de carros, motos, bicicletas, gente que usava o espaço de forma irresponsável. Começamos a nos juntar para enfeitar a rua nas festas, como São João, e as pessoas foram tomando consciência sobre essa rua. Hoje a gente ama a rua, cuida dela, as pessoas vêm aqui descansar depois de circular pela cidade, à tarde aqui é gostoso e tudo está fluindo por causa da nova gestão, que está dando um olhar diferenciado, o que a gente não tinha antes”.
Apesar do nome da rua ser Padre Joaquim Cavalcanti, as pessoas conhecem como Rua do Centro por causa do Centro Desportivo Gravataense – CDG. Além disso, é uma rua que corta o norte e o sul do centro comercial da cidade.
O comerciante Fernando de Carvalho falou entusiasmado que “a realidade é que o prefeito Joselito Gomes é muito comprometido com Gravatá. Para não ficar subjetivo, ele não é comprometido só com a cidade, mas com as pessoas: comerciante, pequeno empresário, funcionários, todos envolvidos aqui. Ele e a esposa, Viviane, vieram conhecer nossa realidade e trouxeram secretários, arquitetos, mostrou que está empenhado em conhecer nossas dificuldades e tentar colaborar. Fiquei muito grato por isso”.
O prefeito Joselito Gomes considerou que “foi um primeiro passo dado no sentido de organizar esse espaço, deixá-lo mais agradável e atraente, para que o cliente se sinta mais confortável, podendo fazer suas compras com tranquilidade e segurança. Outros espaços comerciais aqui do centro da nossa cidade terão essa mesma proposta. Os comerciantes sentem essa necessidade e a gestão está nessa sintonia com essa necessidade e juntos vamos construindo esse caminho de melhoramento de alguns espaços, facilitando a vida dos comerciantes das pessoas de Gravatá e de fora que gostam de estar aqui admirando e fazendo compras”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)