Profissionais de Educação participam de palestra sobre a Busca Ativa Escolar para garantir mais estudantes nas escolas da rede municipal

Publicado em 13 de julho de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Encontro aconteceu na Secretaria de Educação com o objetivo de sensibilização e mobilização com os profissionais que irão em busca de estudantes que estão fora das escolas

Na quarta-feira (13), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretarias de Assistência Social e Juventude, e Saúde,  promoveu uma manhã enriquecedora sobre a Busca Ativa Escolar que é uma estratégia que apoia gestores públicos na identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-las.

Desta maneira, é essencial aplicar metodologias para resgatar esses alunos e trazê-los de volta à escola, seja criança, adolescentes, adultos e idosos.

O intuito dessa Busca Ativa é potencializar a intersetorialidade e o regime de colaboração das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde que são parceiras com a Busca Ativa. Vale destacar que a estratégia em si da Busca Ativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Participaram deste encontro um gestor de cada escola da rede municipal de ensino, um agente de cadastro na busca ativa, mobilizadores do Selo Unicef, COMDICA, um representante da GRE Mata Centro, dois representantes da Saúde e da Assistência Social.  Além da gestora política da Busca Ativa Escolar, Carolina Pereira, do coordenador operacional da Busca Ativa, Elísio Falcão.

Na ocasião, o palestrante Marxuel Albuquerque que é gestor estadual da Busca Ativa e secretário executivo da UNDIME, pontuou a importância dessa orientação, sensibilização e mobilização da Busca Ativa, como também as estratégias, as principais causas da exclusão escolar, os percursos, quem faz, como funciona, o que precisa definir e os próximos passos.

“Nosso objetivo da formação hoje foi a sensibilização da equipe da Secretaria de Educação em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Saúde, para um trabalho colaborativo em busca da implementação da Busca Ativa Escolar do município de Gravatá. Pude ver ao longo do dia o envolvimento desses setores e temos muitas perspectivas diante do que a gente viu nesse contexto deste trabalho”, disse o palestrante.

Carolina Pereira, gestora política da Busca Ativa, ressalta a importância de realizar esse momento: “A gente chamou um mobilizador estadual para que a gente pudesse fazer essa sensibilização, tanto a sensibilização das três secretarias que são os pilares da Busca Ativa: a Assistência Social, a Saúde e a Educação, como também o chamamento da sociedade para participar e saber que as crianças de 04 a 17 anos não podem estar fora da escola”.

Ninha Professora, secretária de Educação, se fez presente nesse momento e comenta: “Nós estamos nessa manhã, sei que será bastante produtiva, reunindo nossos gestores, secretários escolares para mostrar para eles e sensibilizá-los sobre a importância da Busca Ativa Escolar. É buscar esses alunos de volta para a escola, fazer esse trabalho juntamente com os pais, depois de dois anos de pandemia dos alunos fora da escola, então  por causa estimulá-los a voltar para a escola para que eles voltem com vontade e aproveitem tudo que tem que aproveitar dentro da escola”.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)