Prefeitura de Gravatá realiza audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023

Publicado em 18 de julho de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Audiência Pública

Momento importante para a gestão municipal é marcado por opiniões e diálogos para coletar propostas para a LDO

Na segunda-feira (18), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, realizou a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023, no auditório da Secretaria de Educação.

O objetivo é informar e esclarecer a sociedade e ouvir propostas sobre os principais aspectos da LDO.

Na ocasião, o secretário da pasta, Vital Medeiros, explicou o que é LDO, quais os instrumentos de planejamento, os fundamentos legais, o incentivo popular, resultados previstos e realizados de 2021, o comparativo do primeiro quadrimestre 2022×2022,   o Orçamento Participativo que acontece entre os dias 13 a 23 de julho.

Estiveram presentes representantes das Organizações de Sociedade Civil, movimentos populares e servidores públicos de cada secretaria que ao final da audiência receberam um formulário de sugestão popular para elaboração da LDO. Um momento dinâmico e interativo para que eles pudessem contribuir com sugestões e opiniões. O vereador Neném de Uruçu também participou da audiência pública e como representante do povo deu suas contribuições de suma importância para o investimento e desenvolvimento do município.

Ester Gomes, secretária da Mulher, participou da audiência e opinou: “Eu considero mais um passo importantíssimo que o município avança na gestão pública de Joselito Gomes através da secretaria de Planejamento quando lança mão de uma ferramenta democrática e participativa como essa que de fato envolve representações da nossa sociedade seja do campo ou da cidade, da política da pessoa idosa, da deficiência, da mulher, da criança, enfim, toda essa amplitude, cada um com sua importância de todos se debruçarem em torno da importância que é a construção da LDO”.

Jaqueline Albuquerque, conselheira do movimento Arco-Íris da Serra, fala da importância de ter essa audiência: “É muito importante porque apesar de tudo nós estamos lutando por mais espaços, buscando nossos direitos. Então é muito importante ter essa política pública, essa audiência porque mostra que cada vez mais o poder público está buscando escutar e dar espaço para alcançarmos nossos direitos”.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, fala o porque da gestão municipal realizar esse planejamento e como é interessante a participação da população: “Esse encontro tem como objetivo reunir a sociedade gravataense para apresentar suas propostas, suas ideias, suas contribuições ao governo municipal e o prefeito Joselito Gomes nos orienta a realizar através desses encontros audiências públicas para que justamente isso se concretize, a população precisa desse espaço, precisa ter vez e voz e é ela que contribui através dos impostos e recebe de volta os serviços. Então, é importante a população dizer quais são essas prioridades. O governo é um governo participativo e isso está se concretizando de Gravatá”.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)