Tema deste ano, “Senhora Sant’Ana: há 200 anos abençoando Gravatá”, reforça a fé que o povo da cidade tem pela mãe de Maria e avó de Jesus
O novenário de Senhora Sant’Ana chegou à sétima noite e o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, participaram como noiteiros da santa missa e da quermesse realizada no Salão 3S.
A celebração foi presidida pelo padre Paul Anderson, da Paróquia Bom Jesus dos Remédios, de Panelas, e concelebrada pelo pároco da Matriz de Sant’Ana, padre Antônio Márcio.
Após a santa missa, houve a quermesse, no Salão 3S, onde os devotos puderam degustar delícias como caldinhos, pizza, coxinha, cachorro quente, bolos confeitados e boa música nas vozes do prefeito do município, Joselito Gomes, e da primeira-dama, Viviane Facundes, que cantaram grandes sucessos da música brasileira.
A noite contou também com bingo, como acontece todas as noites de quermesse do novenário. Sempre é sorteado um brinde patrocinado pelos comerciantes de Gravatá e a compra da cartela ajuda nas despesas da festa.
O padre convidado disse que “é a primeira vez que venho celebrar aqui na Festa de Sant’Ana, já conhecia a cidade de Gravatá apenas passando quando vamos para Recife, mas hoje pude participar dessa novena, poder ver a fé do povo desta cidade para com Santa Ana, avó de jesus, então é motivo de gratidão a Deus. Agradecer por estar aqui, agradecer essa experiência de fé vivida essa noite”.
Padre Antônio Márcio destaca a programação da próxima terça (26). “Nossa programação é muito vasta e desde o dia 16 estamos celebrando a Senhora Sant’Ana, e no dia 26, Dia dos Avós, Joaquim e Ana, e por isso Dia dos Avós terrenos, temos uma programação que começa às 6h e vai até 21h. Teremos a procissão, às 16h, e depois a missa com padre Luiz Eduardo e, no final, o show com padre João Carlos. Para isso eu convido você, meu irmão, minha irmã, a participar desse tempo de graça em Gravatá na Paróquia de Sant’Ana, que é a festa da padroeira. Venha você também para que possamos juntos glorificar o nome de Deus, que em Sant’Ana revelou o seu amor”.
O prefeito Joselito Gomes aproveitou a ocasião para falar sobre esse momento de fé do povo gravataense. “A família participando como noiteiro da sétima noite da novena e a festa de Sant’Ana, como sabemos, é um momento de bênção de graça para Gravatá, um momento forte de evangelização, de acolhida e vivência de fé em nossa padroeira. E a quermesse é um momento em que podemos confraternizar com nossos irmãos tudo isso juntos”.
Acompanhe a programação para os próximos dias na edição de 200 anos da Festa de Sant’Ana:
25.07 (segunda) – Motorreata com saída do Posto Petur, às 17h30;
26.07 (terça) – Dia de Sant’Ana:
06h – Repique festivo dos sinos em toda a Paróquia
07h – Ofício de Nossa Senhora, na Igreja Matriz
10h – Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Lopes.
12h – Repique festivo dos sinos em toda a Paróquia
15h – Hora da Misericórdia
16h – Bênção do Santíssimo Sacramento
16h30 – Procissão saindo da Matriz de Sant’Ana, percorrendo as ruas de Gravatá e retornando para a igreja
17h30 – Solene celebração eucarística de encerramento dos festejos, em seguida, quermesse com atração cultural.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)