Prefeitura realiza Exposição Nem Tão Doce Lar dentro do Agosto Lilás para conscientização sobre a violência contra a mulher

Tags: , ,
Publicado em 11 de agosto de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Objetivo da mostra é levar aos gravataenses a visualização de um ambiente que pode conter traços de violência doméstica

Estamos no mês de agosto e durante esse período é vivenciada a campanha Agosto Lilás que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher, bem como a celebração da instituição da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos. Dentro dessa temática, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher – SECMULHER, realiza uma série de ações educativas e discursivas acerca dos direitos de quem sofre a violência, a punição para o agressor e como impedir que atos como esse aconteçam.

Por isso, em parceria com a ONG Pro Ludus – O Caminho, a gestão municipal realiza nesta quinta (11) essa ação educativa na Praça Rodolfo de Moraes. A campanha “Nem Tão Doce Lar”, da Fundação Luterana de Diaconia – FLD, que faz alusão à expressão “lar doce lar”, visa mostrar aos visitantes a percepção de elementos presentes dentro do ambiente doméstico que denotam a existência de violência doméstica.

A exposição monta ambientes que ilustram uma casa com cômodos que parecem ter passado por situações de embates violentos, com alguns objetos quebrados, brinquedos jogados, latas de bebida alcoólica, roupas rasgadas e muita bagunça com móveis jogados. A proposta é que quem visitar a exposição possa identificar no seu lar, ou em lares que porventura possa visitar, a existência ou não de violência doméstica.

A secretária da Mulher, Ester Gomes, que esteve presente com a equipe da SECMULHER e da Pro Ludus, ressalta a importância desse momento e detalha a ação. “A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, promove mais essa ação que está dentro das atividades alusivas ao Agosto Lilás e essa é uma metodologia, intitulada Nem Tão Doce Lar, que é uma forma de apresentar para a sociedade uma simulação de uma casa com sinais de violência. Essa metodologia visa fazer com que quem visite possa visualizar um ambiente hostil, pesado e com sinais do cometimento da violência doméstica e familiar. Essa iniciativa é uma parceria com a FLD – Fundação Luterana de Diaconia e com a Ong Pro Ludus – O Caminho.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)