Celebração antecede Semana da Pessoa com Deficiência de Gravatá, que começa nesta segunda (22) e segue até o dia 30
A missa celebrada pelo padre Antônio Márcio, pároco da Igreja de Sant’Ana, na manhã deste domingo (21), foi dedicada à pessoa com deficiência e teve a participação dos usuários do Centro de Inclusão de Gravatá – CIG e do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança – SERC, instituições que fazem parte da política pública inclusiva da Prefeitura de Gravatá.
Os momentos mais especiais da santa missa foram o ofertório, que teve a participação de representantes dessas instituições e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Gravatá – COMUD, além da apresentação de balé com a participação do produtor cultural Wanderson José, do Movimento de Dança Wanderson José, e do usuário do SERC, o jovem cadeirante Eduardo, de 23 anos, que foram muito aplaudidos.
A psicopedagoga Maria José Arruda é avó de três jovens que têm o espectro autista e ela agradeceu o trabalho da gestão pela pessoa com deficiência. “Foram muitas lutas tentando em outras gestões, mas consegui agora, na gestão do prefeito Joselito Gomes, esse apoio e elas estão sendo assistidas no CIG por fisioterapeuta, psicólogo, neuropediatra e psiquiatra. A equipe do CIG, através de Sandra, Joseane, de todos que fazem o centro, são minha família e foi Deus que me deu esse presente. São verdadeiros anjos na minha vida e das minhas netas Tainá, Rafaela e Beatriz, de 17, 14 e 12 anos, respectivamente”.
A coordenadora do SERC, Maria das Dores, reforça esse compromisso da Prefeitura de Gravatá junto à pessoa com deficiência. “Esse foi um momento de muita graça para a gente e essa foi uma decisão no nosso colegiado do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O que vimos aqui foi a participação das famílias, das crianças, dos jovens, em um espaço que promove essa inclusão. Chegar aqui foi uma luta, de muita conversa, de conquistas dentro do próprio contexto da política pública no município de Gravatá. Essa celebração em conjunto com SERC, CIG, Secretaria de Assistência Social e Juventude, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, todos mobilizados, significa que temos um caminho lindo sendo construído. Uma cidade inclusiva é preparada para todos”.
A assistente social do CIG, Joseane Vilar, ratifica a atual gestão inclusiva de Gravatá. “Esse momento é de grande importância para nós gravataenses, trazer aos olhos do criador e em contrapartida uma vez que é trazido esse trabalho de inclusão, que Deus quer para todos, não teríamos lugar melhor para celebrar o início desta semana da pessoa com deficiência. Agradecer a gestão municipal, nas pessoas do prefeito Joselito Gomes e da secretária de Assistência Social, Viviane Facundes, que têm apoiado muito nossa instituição, com por exemplo o oferecimento dos cursos de Libras, e toda sociedade tem que estar com o olhar aberto para a pessoa com necessidades especiais. Convidamos todos para abraçar a pessoa com deficiência”.
A abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência será nesta segunda (22), às 9h, na Praça Rodolfo de Moraes.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)