Projeto PEBA passou por Gravatá com artes multiculturais

Tags: , , ,
Publicado em 09 de novembro de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

 

Integração de artistas pernambucanos e baianos irá levar aos dois estados exposição fotográfica, oficina de artes para crianças e outras intervenções artísticas

 

O Projeto PEBA, uma iniciativa do fotógrafo e produtor cultural Sérgio Figueirêdo e da arte-educadora Williany Amaral, passou por Gravatá, na terça-feira (08), no Museu Memorial de gravatá. A iniciativa pretende estabelecer conexões entre artistas de Pernambuco e da Bahia com exposição fotográfica, oficinas de artes para crianças e outras intervenções com artistas ao longo do percurso da caravana, que está prevista para encerrar no Pelourinho, na capital baiana, no dia 1º de dezembro, com apresentação musical do baiano Serafim Martinez.

 

 

 

 

 

Ao todo o Projeto PEBA irá atravessar 5 mil quilômetros entre Pernambuco e Bahia, e irá levar uma exposição fotográfica coletiva. A expedição começou no dia 7 de novembro e irá percorrer comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de municípios interioranos. Em Pernambuco, Gravatá, Triunfo e Salgueiro. na Bahia, Canudos, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Santo Amaro, Recôncavo Baiano e encerramento em Salvador.

 

 

 

 

 

“O projeto surgiu da necessidade de levar a arte a comunidades interioranas para democratizá-la. Na exposição temos trabalhos meus e de outros fotógrafos pernambucanos e baianos. PEBA é Pernambuco e Bahia e essa colaboração visa mostrar a riqueza multicultural dos dois estados e alcançar, principalmente, crianças com nossas oficinas”, explicou Sérgio.

 

 

 

 

 

O Centro Cultural Sol Brilhante foi o articulador da vinda do projeto à Gravatá. Segundo Carolina Maranhão, presidente da instituição, “a ideia de trazer o PEBA ao município é levar ao público novas visões de manifestações culturais de artistas que estão retratando diversas realidades e também de colocar as crianças como protagonistas na produção de artefatos artesanais.”

 

 

 

 

 

O apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL foi essencial para esse desembarque do projeto no município. Thamires Ferreira, diretora de Cultura da secretaria, reafirma o compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes com o fomento à cultura e às artes na Suíça Pernambucana. “Estamos buscando a cada dia trazer mais interações culturais para os munícipes que não sejam apenas vinculadas a grandes eventos pontuais, como São João e Natal, mas que estejam cotidianamente proporcionando a todos o contato com a arte e a cultura em suas múltiplas manifestações.”

 

 

 

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS