Neste fim de semana, os encontros de veículos antigos pernambucano e Nordeste movimentam a cidade e reafirmam esse potencial nesse tipo de evento
Gravatá está sediando, até este domingo (13), no Hotel Portal de Gravatá, o XVII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos e o XVI Encontro Nordeste de Veículos Antigos.
Os dois eventos, que são excelentes opções de lazer para toda a família e para todos os apreciadores de carros antigos de diversos anos e modelos, provam o potencial que Gravatá tem ao proporcionar momentos agradáveis para moradores e visitantes.
No local, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, levou a Central de Atendimento ao Turista – CAT, onde as pessoas puderam pegar o Passaporte Pernambuco e levá-lo carimbado com a marca do evento.
Além dos carros, foi possível apreciar o melhor do artesanato de Gravatá com a presença de expositores no local.
Amaury Enaldo Filho, diretor de engenharia do Clube de Carro Antigo de Pernambuco – CAAPE, falou porque Gravatá foi escolhida para sediar os dois grandes eventos. “Todo ano, fazemos esse encontro mais ou menos na mesma data e a cada ano está crescendo. Praticamente estamos tendo que fazer uma seleção dos participantes, porque não é qualquer carro que participa, pois tem que ser um carro que tem a linhagem original e vai aumentando a valorização dele. É um encontro que representa o Norte Nordeste, do Maranhão a Bahia, e temos uma média de 300 veículos antigos expostos aqui, como por exemplo o Impala ano 1964 que pertenceu a Roberto Carlos. Escolhemos Gravatá porque é uma cidade próxima a capital de Pernambuco, com esse espaço, em que Roberto e Eduardo Cavalcanti, que são amigos da gente, facilitaram e inclusive botaram esse gramado aqui especialmente para os eventos. Aqui em Gravatá tem a maior coleção de carros antigos do Norte Nordeste, que pertence ao médico Antônio Carvalho de Barros Lira, que deve ter 110 desses veículos. Além disso, Gravatá só se compara com algumas cidades do Sul do Brasil em relação ao acervo de carros antigos”.
Rodrigo Dutra é o responsável pelo Rancho das Palmeiras (@ranchodaspalmeiraspe) e viu nestes eventos a oportunidade de divulgar o destino Gravatá e em especial o turismo rural, segmento que está crescendo no município. “Todo tipo de evento na cidade traz o turista para a cidade e com isso é uma oportunidade para mostrar outros atrativos turísticos que temos aqui. Nós temos uma propriedade que tem a cachoeira Paraíso Perdido e oferecemos o passeio de Toyota, apanhando as pessoas nos hotéis e condomínios a caminho da área rural de Gravatá, e é uma relíquia modelo Bandeirantes, de 1992, que está inclusive sendo exposta aqui. É uma estrutura que conta com restaurante, área de camping, trailers para hospedagem e a trilha pela mata. Muita gente não sabia que Gravatá tem cachoeiras, que são três: Paraíso Perdido, da Palmeira e do Tio. A pessoa pode ir de Toyota, no próprio veículo e de 4×4 que são parceiros do Rancho”.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Jaime Prado, que estava acompanhado da chefe de gabinete, Liliane Costa, e do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, prestigiou os encontros e ratificou o potencial que a cidade tem para receber eventos e visitantes. “Estamos há 17 anos fazendo esse tipo de evento, a cidade tem uma infraestrutura que tem capacidade hoje de recebê-los, temos representação de todos os estados do Norte Nordeste, a nossa rede hoteleira está ocupada por parte desses visitantes e fora isso é um momento único para que possamos divulgar o nosso destino. Gravatá está de braços abertos, como sempre esteve, fomentando esse tipo de atrativo turístico que é de exposições, feiras e a visita aos nossos atrativos naturais. Mais uma vez está de parabéns o Clube do Automóvel de Pernambuco, o Portal de Gravatá e nós enquanto gravataenses”.
Ainda dá tempo de conferir o XVII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos e o XVI Encontro Nordeste de Veículos Antigos durante todo o dia deste domingo (13).
A entrada custa R$15,00 e crianças de até 12 anos, acompanhadas por adultos pagantes, entram de graça. Outras informações pelo telefone (81) 3446-1967.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)