Gestão municipal apoia o Encontro dos Gestores e Interlocutores do Município da Região Turística Serras e Artes de Pernambuco

Publicado em 31 de janeiro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

Encontro tem o intuito de reforçar a importância do trabalho integrado do turismo no desenvolvimento territorial 



Nesta terça-feira (31), aconteceu, no Hotel Portal de Gravatá, o Encontro dos Gestores e Interlocutores do Município da Região Turística Serras e Artes de Pernambuco que é uma ação que está inclusa dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, como uma das políticas Nacionais do Turismo.

 

 

O objetivo desse encontro é reforçar a importância do trabalho integrado do turismo no desenvolvimento territorial (regionalização), com o intuito principal de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo, por meio da Instância de Governança Regional (IGR). 

 

 


O Fórum da Região Turística Serras e Artes de Pernambuco é composto pelos Municípios de Gravatá, Moreno, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Bezerros, Sairé, Caruaru e Bonito. 

 

 

No encontro, que teve o Município de Gravatá como anfitrião e contou com o apoio do SEBRAE, da Prefeitura Municipal e do Hotel Portal de Gravatá, foram recebidos gestores, prefeitos, secretários e diretores de Turismo e os interlocutores de cada município (representantes da Administração pública e da iniciativa privada), para sensibilizar os participantes sobre a importância da formalização da Instância de Governança Regional – IGR (Região Turística), com funcionalidade financeira ou técnica, optando-se por um modelo que viabilize processos de movimentação financeira, sejam eles convênios, repasses ou contratações, com um modelo gerencial que permita autonomia e integração de forma ágil e eficiente conforme orientação das normativas. 

 

O prefeito de Gravatá Joselito Gomes, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer Jaime Prado, o interlocutor regional da Região Turística Serras e Arte, Patrick Serapião, recebem para compor a mesa o vice-prefeito de Moreno, José Gerônimo, o prefeito de Sairé, Gildo Pontes, a diretora de Turismo de Chã-Grande, Leilane, o secretário executivo da SEDETEC de Caruaru, Vital Florêncio, o diretor de Turismo de Bonito, Wagner Wilker e o representante do SEBRAE, Laudemiro Ferreira. 

 


Foi conferida uma palestra do Interlocutor Regional, Patrick Serapião, com o título: “As Instâncias de Governança Regionais e a importância da integração dos municípios nas ações turísticas”. Logo em seguida, a palestra ficou por conta de Cláudio Nascimento, que foi o palestrante convidado, que trabalhou o tema: “Gestão para a estruturação de um Destino Turístico Inteligente: Oportunidades e Desafios.”

 

Cláudio Nascimento, palestrante, opina sobre esse encontro: “Acho que quando você se compreende para desenvolver o território em conjunto fica tudo mais fácil. Fico muito feliz pela iniciativa, parabéns para o SEBRAE, parabéns a todas as prefeituras envolvidas nesse projeto que eu vejo que é um projeto de sucesso pelo Brasil a fora”.

 

 

Felipe Pereira, agente de viagens Planta Turismo PE, participou desse encontro e comentou que “Isso fez com que a gente desse um passo bem importante na consolidação dos Serras e Artes e a presença do setor privado, que é o meu caso e de outros colegas, também consegue fortalecer demais a região Serras e Artes. Somos o elo entre os atrativos turísticos e os turistas, é a gente que vai estar ali pondo a mão na massa, vender os destinos e os atrativos turísticos de toda região Serras e Artes”.

 

 

Jaime Prado, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, fala do apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes para colocar em prática o projeto Serras e Artes: “Nós estamos então dando o nosso apoio da administração municipal para que possamos fomentar e promover o turismo na região do Agreste Central, além de ir na busca de recursos, seja recursos financeiros, recursos humanos, capacitação e divulgação. Nós entendemos que Gravatá e os demais municípios do Agreste tem essa potencialidade que precisa trabalhar isso de forma conjunta até que nós possamos trazer mais e mais visitantes para essa região do Estado de Pernambuco”.

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, destaca que essa reunião é importante para dar continuidade e colocar em prática o projeto dos Serras e Artes: “Precisamos sim nos unir, nos fortalecer e no segmento turismo e cultura nós temos aqui em nossa região um potencial extraordinário. Temos aí o Serras e Artes na composição de oito municípios e se esse trabalho vai adiante, seguindo as etapas que precisam ser seguidas, quem ganha com todo esse trabalho é a população desses municípios ou dessa região. Então, é esse o foco que estamos tendo no momento, também o SEBRAE trazendo toda colaboração necessária e acredito que com esse trabalho nós estaremos colhendo bons frutos e com resultados bastantes positivos”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS