Programa está trabalhando Cuidados para o Desenvolvimento da Criança com 35 profissionais que atendem
Com o início do novo ano, o Criança Feliz (PCF) de Gravatá promove capacitação de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) com 35 visitadores do programa. A capacitação iniciou na segunda (13) e segue até a próxima sexta-feira (17).
Na tarde da terça (14), aconteceu em duas salas da Unopar e contou com a orientação dos supervisores do PCF e facilitadores, Erik Medeiros e Cícera Alves, e do coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, que explicou a dinâmica. “Estamos nesta semana de formação falando um pouco sobre o método CDC e estamos juntos enquanto equipe e trazendo a rede para perto, para mostrar o quanto é importante o cuidado com a criança. Esses visitadores passando por essa formação já estão capacitados para irem às casas e realizar as visitas de acordo com o método aprendido aqui. Temos o apoio do prefeito Joselito Gomes, da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a partir do momento que eles investem nessas capacitações, que é a nível federal e estadual, estamos juntos fazendo com que essa capacitação aconteça e a gente garanta os direitos das nossas crianças”.
Ana Paula Silva é uma das visitadoras que está passando pela capacitação. Segundo ela, que atende a área do distrito de Mandacaru, “é muito importante para a gente que é visitador porque é uma forma da gente se aprimorar mais, ter mais conhecimento de uma nova área, como a de deficiências. Estamos abordando uma área que a gente ainda não tinha estudado. A gente fez a primeira formação ano passado e esse ano estamos fazendo mais aprimoramento, para mim que sou de uma área rural, levar mais conhecimento para esses cuidadores e poder ver outros lados, estimulando vínculo com a criança que é muito importante na primeira infância”.
Nesta quarta (15), a capacitação será no CIG e no SERC, e na creche Tia Ceiça na quinta (16). Na sexta-feira eles concluem a formação e recebem os certificados.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)