Ação integrada de Saúde e Assistência Social atende mulheres na comunidade da Caixa d’Água

Tags: ,
Publicado em 08 de março de 2023, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Assistência Social e Juventude

Exame de mamografia, atualização de caderneta vacinal, aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação nutricional, atualização do CadÚnico, cadastramento do Programa Criança Feliz, corte de cabelo, emissão de carteirinha de Livre Acesso e atendimento de assistente social foram os serviços ofertados aos moradores do Bairro Novo e arredores

Dia da Mulher, 08 de março de 2023, foi marcado por uma mega ação da Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Juventude, no Largo da Caixa d’Água. Na ocasião, foram ofertados pela equipe de saúde exame de mamografia, atualização de caderneta vacinal, aferição de glicemia e pressão arterial e avaliação nutricional. Já a equipe de assistência social realizou atualização do CadÚnico, cadastramento do Programa Criança Feliz – PCF, corte de cabelo, emissão de carteirinha de Livre Acesso e atendimento de assistente social.

Foram distribuídas 80 senhas para a realização do exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Para os outros serviços, a demanda foi espontânea e todas as mulheres que procuraram os profissionais foram atendidas. Enquanto as munícipes eram cuidadas, as crianças foram acompanhadas pelos visitadores do PCF que realizaram recreação com os pequenos.

A ação contemplou moradoras do Bairro Novo e arredores, a partir das 08h, como a dona de casa Edneide Batista que ressaltou “eu tô achando que tá muito bom pra todos, muitas pessoas não têm condições financeiras pra fazer um exame de mamografia e pode fazer isso e várias coisas aqui, como CadÚnico e tá sendo ótimo, muita gente tem que vir e ver que tá ótimo.”

O secretário Anderson Oliveira, de Saúde, destaca os serviços ofertados. “Durante toda essa semana estamos tendo diversas ações com relação ao Dia Internacional da Mulher. Hoje, 08 de março, estamos aqui com o serviço de mamografia , atualização da caderneta de vacinação, avaliação nutricional e aferição de pressão. Na próxima sexta-feira teremos um grande mutirão de ultrassonografias, voltado, principalmente, para as mulheres que estão gestantes. Mas durante todo o ano as nossas equipes estão preparadas para atender às mulheres, para cuidar e prevenir que alguns agravos de saúde possam acometê-las.”

Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, ressaltou que “hoje, especialmente por ser o Dia Internacional da Mulher, trouxemos, juntamente com a Saúde, o serviço que a gente já faz durante toda a semana, durante todo o ano, mas hoje estamos aqui no Largo da Caixa d’Água com serviço de corte de cabelo gratuito, trouxemos o CadÚnico itinerante para aquelas pessoas que precisam atualizar os seus cadastros, precisam de alguma informação e trouxemos também o Programa Criança Feliz que acompanha as crianças de 0 a 06 anos. Quero reforçar, também, que você, mulher, que ainda não faz parte dos programas que são oferecidos através da Assistência Social, nos procure, procure o CRAS mais próximo da sua casa que teremos o maior prazer em atender e resolver o seu problema.”

O gestor do município, o prefeito Joselito Gomes, esteve presente na ação e acompanhou de perto o atendimento às gravataenses. Para ele, “hoje estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher em Gravatá, um dia marcado por várias ações e aqui na Praça da Caixa d’Água, no Bairro Novo, com a presença das Secretarias de Saúde e de Assistência Social com os serviços de exame de mamografia, Programa Criança Feliz, CadÚnico, corte de cabelo, atualização da caderneta de vacinação, aferição de pressão e de glicemia e orientação nutricional. É assim que nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher, possibilitando às mulheres que com muita garra e determinação vêm ocupando vários espaços em nossa sociedade. E assim seguimos caminhando, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal de Gravatá, das Secretarias de Comunicação Social e Imprensa e de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como da equipe de Limpeza Urbana do município.

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)