Mulheres de Gravatá têm momento de arteterapia no Parque Janelas para o Rio

Tags: , , , , , ,
Publicado em 09 de março de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Atividade foi promovida pela Prefeitura e faz parte da programação do Mês da Mulher 

 

 

O Parque Janelas para o Rio foi o cenário ideal para o encontro terapêutico realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, com mulheres atendidas pela instituição na tarde da quinta-feira (09).

 

 

 

A atividade consistia na produção de mandalas e foi guiada pela psicóloga Conceição Ferreira, que usa a arteterapia como forma de trazer leveza para essas mulheres a cada 15 dias.

 

 

 

Nesta quinta, em especial, a atividade foi realizada também com mulheres que exercem profissões que antes eram desempenhadas apenas por homens, como guarda municipal, motorista de ônibus escolar e mototaxista, e foram homenageadas por vídeo institucional pelo Dia Internacional da Mulher. 

 

 

Flávia Martins, comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Gravatá, é uma dessas mulheres que ingressou em uma profissão que antes era considerada masculina. “Eu sempre admirei essa área de segurança pública, entrei como Guarda Municipal aqui em Gravatá e cada dia é um desafio, a gente aprende, ajuda a população, são novos desafios. Há dois anos estou à frente da patrulha daqui. Eu amo o que faço, é um desafio, porém hoje em dia está bem mais fácil. A mulher está entrando em todos os ambientes de trabalho, mas de início é um pouco difícil. Somos poucas mulheres na Guarda, no município em um universo de 60 homens, somos sete mulheres. Esperamos que quando vier outro concurso que venham mais mulheres para integrar a corporação”. 

 

Elza Gomes, dona de casa, desabafou: “A sensação é que estou vivendo a criança que não vivi e tive uma sensação de paz. Estou tendo essa oportunidade, pois é uma coisa que eu não conseguia. Quando eu cheguei no CRM de Gravatá eu me senti muito acolhida, apoiada, tive ajuda da guarda, em um dos piores momentos da minha vida.  Que bom que agora temos um prefeito que olha para nós mulheres”. 

 

Bruna Rafaela é gari e ficou agradecida pelo momento promovido pela prefeitura. “Eu me senti emocionada e o desenho com borboletas significa a natureza, que eu gosto muito. Quero agradecer a vocês e amei a atividade, de coração. Isso faz bem para a alma. Obrigada!”. 

 

Juliana Vieira, psicóloga do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, disse: o objetivo do CRM Gravatá é vincular as mulheres atendidas no grupo de mulheres quinzenais periódicos lá no CRM e esse encontro hoje aqui no Parque Janelas para o Rio é voltado para a terapia, que são expressões de sentimentos. Iniciamos com a arteterapeuta Conceição está fazendo um trabalho de sensibilização de extravasar os sentimentos internos e que elas possam aos poucos trabalharem esse tema. Produzimos vídeos com mulheres em carreiras ditas masculinas e chamamos elas para esse evento simbolizando, no mês da mulher, o empoderamento delas e que participam de várias profissões sejam elas quais forem. Portanto, temos essas mulheres deste vídeo e as demais mulheres que fazem parte do CRM Gravatá”.  

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS