Secretaria da Mulher leva palestra sobre mulheres no mercado de trabalho aos alunos da EREMPAF

Publicado em 14 de março de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Manhã enriquecedora e com apresentações culturais marcou a comemoração em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Dentro da programação do mês da mulher, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, vai até a Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Antônio Farias (EREMPAF), levar conhecimento, empoderamento feminino e respeito à diversidade.

Em uma manhã enriquecedora e movida por apresentações culturais, danças, poemas, a mensagem transmitida foi sobre a mulher, sobre o seu crescimento na sociedade diante de muitas lutas. Também foi destacado a representatividade do dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, que é uma data festiva, mas também de muita reflexão, empoderamento e que os homens entendam que as mulheres tem vez e voz.

A aluna do 3º ano do EREMPAF, Natyelle Soares, recita um poema autoral em homenagem a Vanda Maria de Melo e a todas as mulheres que foram vítimas de violência doméstica. E em seguida expressa seu sentimento em uma bela apresentação de dança corporal.

Para ela é de suma importância o apoio e mobilização da escola: “Desde quando entrei nesta escola, ela sempre apoiou muito os movimentos que empoderam o ser humano e principalmente a mulher. Desde que cheguei me senti acolhida. E esse mundo da arte, dança e poesia eles sempre apoiaram muito e principalmente a mulher e seu posicionamento. Cada vez mais o EREMPAF cresce o empoderamento”, disse Natyelle.

Ester Gomes, secretária da Mulher, esteve presente neste acontecimento e deixa sua mensagem aos alunos sobre a  importância de levar vez e voz das mulheres nos dias atuais: “Mais uma iniciativa da gestão pública através da Secretaria da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher, ainda com atividades em alusivas ao Dia Internacional da Mulher e a secretaria vem com a proposta de passar nas escolas, foi um convite da direção do Erempaf na pessoa do professor Lenilson Batista onde foi nos dado essa oportunidade da gente ministrar uma palestra, uma conversa, uma rede de diálogos com os estudantes da escola”, falou.

Quem marcou presença nessa mobilização foi a secretária de Educação, Ninha Professora, que externou seus pensamentos sobre empoderamento das mulheres na política.

Em seguida, a palestra com o tema “Mulheres no mercado de trabalho: limitação ou preconceito?” foi ministrada por July Karem, advogada e atua na Secretaria da Mulher como assessora jurídica e Mônica Gomes, assistente social da secretaria da pasta.

Por fim, o diretor do EREMPAF, Carlos Eduardo Gomes, comenta essa parceria com a gestão municipal: “A gente como formador de opinião e cidadania a gente se preocupa em trazer temáticas que vai contribuir com a formação do cidadão, e a luta da mulher é uma delas, é uma bandeira nossa da escola. Temos sempre a parceria com a Prefeitura de Gravatá mediante a Secretaria da Mulher que todos os anos fazem ações em nossa escola, hoje a secretária de Educação, Ninha Professora veio dar sua contribuição e isso é bastante positivo e importante”.

Confira na íntegra o poema de autoria da estudante do 3º ano do EREMPAF, Natyelle Soares:

“Eu tenho de sobra;

ambição e força.

Faz tempo que eu guardo isso no peito,

agora quero que escutem a liberdade que eu almejo.

Não que eu esteja presa,

mas suas palavras e atitudes

são correntes, jaulas, gaiolas.

Pare de me seguir

e falar o que estou fazendo de errado!

Eu não preciso me casar para ter uma vida em bom estado.

Estou cansada de ser subestimada,

me sinto fraca;

mas estou aqui.

Mesmo com as maiores dores no meu peito,

medos me corroendo,

choro engasgado na garganta me deixando rouca;

eu estou aqui.

Minha cabeça pesa,

meu coração congela;

O que estou fazendo aqui?

Eu vim provar para mim mesma, que mesmo

frágil por dentro;

Eu consigo representar aquelas, que por causa de muitos não conseguiram provar a força que tem”.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)