Procissão e missa marcaram a celebração religiosa que foi seguida da festa para o povo com atrações musicais
Domingo, 19/03, foi o dia de encerramento da Festa de São José, no distrito de Mandacaru. A devoção ao santo no distrito começo em 1924, quando um morador que sofria de uma enfermidade grave, alcançou a cura, trouxe para o local uma imagem secular do santo e daí a fé no marido de Maria de Nazaré e padrasto de Jesus foi multiplicada na região e, desde então, aderiu mais a mais adeptos.
A festa, realizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, começou na quinta-feira, 16/03, e fez parte da comemoração dos 130 anos de Gravatá. O primeiro ato do dia foi a procissão com a imagem do santo protetor da Igreja Católica, das famílias e dos trabalhadores que chegou até o pátio da Igreja de São José, no coração do município, onde houve a missa campal presidida pelo padre Edmilson José, com presença maciça da população. Logo após o término, o palco foi preparado para os shows de música secular, com apresentações da Banda Expresso É Show, genuinamente gravataense, e da Banda Amigas do Brega, que animaram a todos com shows bem dançantes e envolventes.
“Este ano Mandacaru completa 99 anos da vinda da imagem de São José, completando 100 anos em 2024 que o povoado começou aos pés de São José. Como nós percebemos na festa, muitas pessoas, muitos devotos de São José, afinal, ele é o padroeiro universal da Igreja. É ele o homem justo que é exemplo para nós, cada homem, cada mulher que se inspira na fé de São José. Ele que foi aquele homem que realmente não duvidou da vontade do Senhor”, ressaltou o padre Edmilson José, da área pastoral São João Paulo II.
As cantoras Palas Pinho, Raylla Lima, Madonna Becker e Mariana Assis, da Banda Amigas do Brega, destacam a importância de cantarem no evento. “É maravilhoso estar aqui na festa de São José, no distrito de Mandacaru, aqui em Gravatá, essa terra linda que a gente ama e já é uma prévia do São João e a gente vai dar o nome hoje com o melhor do brega nesse palco maravilhoso, principalmente nessa data tão especial e vamos colocar todo mundo pra dançar o melhor do brega retrô.”
Os vocalistas Zinho Santana e Simone Arantes celebram a apresentação na Festa de São José. “Pra gente é uma emoção grande, importante. A gente recebeu o convite da Prefeitura de Gravatá, através do prefeito Joselito, e a gente fez a festa, o pessoal compareceu, foi maravilhoso.”
“Hoje é exatamente o dia 19 de março, dia de São José, um santo que, para nós aqui do Nordeste, é bastante festejado e, além do festejo, há uma crença de que quando chove, ou no dia ou na semana da Festa de São José, é um sinal de bom inverno e boa colheita. o distrito de Mandacaru, em Gravatá, organizou, preparou uma festa muito bonita, cheia de fé, esperança, a programação religiosa foi bem participada e a festa de rua, com o apoio da Prefeitura, também teve uma boa adesão. A população de Mandacaru e comunidades vizinhas participando, também tem pessoas da cidade e de outras localidades. Isto é importante para o distrito e acontece porque temos compromisso com as pessoas”, pontuou o prefeito Joselito Gomes.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude marcou presença no evento. Estiveram presentes, também, os administradores distritais de Mandacaru e Uruçu-Mirim, Roberval Ferreira e José Edson, além de secretários, executivos e membros da administração pública municipal, bem como os vereadores Cabritinha e Tonho da Rodoviária. A festa teve o apoio da Guarda Civil Municipal de Gravatá, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Comunicação Social e Imprensa – SECOM e Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)