Prefeitura de Gravatá realiza ação de saúde com funcionários de cemitérios da cidade

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 21 de março de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Dentre os serviços, estavam vacinação contra covid-19 e tétano, testagem rápida e exames de rotina, como aferição de pressão arterial e de glicemia

 

 

A saúde é tudo na vida de uma pessoa e a Prefeitura de Gravatá reconhece essa importância, principalmente quando se trata de funcionários de serviços essenciais, como aqueles que trabalham nos cemitérios da cidade.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, levou palestra educativa e mutirão de serviços para esses profissionais no Cemitério de Santo Amaro na manhã da terça (21).

 

A professora aposentada, Rosa Melo, precisou ir até o logradouro e aproveitou para opinar sobre a ação desta manhã. “Fiquei um pouco assustada, porque vim trazer a Certidão de óbito da minha mãe e encontrei a equipe da saúde aqui. Daí foi que me explicaram da ação. Inclusive eu quero dizer que estou muito feliz com isso e quero parabenizar todos pelo trabalho que estão fazendo aqui no cemitério. Interessante a preocupação com a equipe que esse é um trabalho vulnerável e essa previsão de você é muito boa. Só quero agradecer em nome deles também”.

 

Joaquim José dos Santos é dos serviços gerais do Cemitério de Santo Amaro, foi um dos que ouviu a palestra atentamente . “Eu achei fenomenal a prefeitura ter esse cuidado com a gente, porque a gente que trabalha nessa área tem que ter muito cuidado. A menina falou também sobre água nos jarros dos jazigos. Aqui no cemitério nunca teve esse tipo de ação aqui e foi muito bom. Estou agradecido, com todo prazer e é bom ter esse cuidado sobre a dengue. Tudo o que ela explicou eu estou consciente”. 

 

Júnior Mayer é coordenador de Vigilância Epidemiológica de Gravatá e considerou que “essa foi uma ação conjunta da Vigilância em Saúde focada na saúde do trabalhador em que consistiu em trazer essa oferta de promoção à saúde oferecendo aos trabalhadores dos cemitérios locais testagem rápida de HIV/sífilis, aferição de pressão, marcação de exames, tudo focado em volta da saúde do trabalhador o que demanda assim o compromisso com as pessoas”.

 

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental de Gravatá, Daniela Bandeira, “é importante que as pessoas que venham visitar seus entes queridos tragam jarros com flores e plantas de preferência de plástico para evitar o acúmulo de água para que o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya se prolifere, até porque ao redor do cemitério tem muitas residências e possui importância epidemiológica. É importante que a população fique atenta às formas jovens do mosquito, que são as larvinhas conhecidas como cabeça de prego, martelinho, então é importante que os reservatórios sejam bem fechados, vedados. Fizemos a palestra educativa com os trabalhadores dos cemitérios de Gravatá e informamos a eles medidas de precaução e prevenção de proliferação do mosquito. Pedimos para que os jarrinhos que estejam em cima das catacumbas e que possam acumular água para que haja a substituição por terra. 

 

 

 

A coordenadora pede atenção especial da população no período de chuva. “O período das chuvas está chegando e o número de casos dessas arboviroses podem aumentar e temos problema na intermitência de água e temos a tendência de armazenamento de água. É importante que a população fique atenta aos sintomas de uma dessas arboviroses, que é febre, dores nas juntas, dor no corpo, falta de apetite, dores abdominais. Orientamos as pessoas a não automedicar e procurarem uma unidade de saúde para o tratamento adequado”. 

 

 

Caso tenha denúncia sobre provável foco de proliferação do aedes aegypti, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Gravatá através do e-mail denunciavigam@gmail.com ou pelo telefone (81) 3299-1899, ramal 3014.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS