11ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá apresenta prioridades escolhidas pela população

Publicado em 11 de abril de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Conferência Municipal de Saúde

Aproximadamente 500 pessoas apresentaram as prioridades que deverão ser aplicadas na saúde municipal e evento contou com a presença da Secretária de Saúde do Governo do Estado, Zilda Cavalcanti 

 

Na tarde desta terça-feira (11), aconteceu a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá, promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, tem a prioridade de ouvir a população, trabalhadores, gestores e usuários, e detectar quais os pontos assertivos e os que precisam melhorar.

 


Com o tema “Gravatá garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, foram discutidos a política de forma macro que sairão propostas que irão para o Estado e para a União, voltadas às pautas de saúde do município de Gravatá, além de estabelecer propostas e soluções para fortalecer ainda mais o sistema municipal de saúde. Além da palestra realizada por Rennan Freitas, que é diretor geral da gestão de participação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

 


Após aproximadamente 500 pessoas que participaram das escutas, foram escolhidas as prioridades que vão nortear o plano de saúde do município. 

 

As autoridades convidadas para compor a mesa junto ao secretário de Saúde, Anderson Oliveira, que representou, no momento, o prefeito Joselito Gomes, foram o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Urbano, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, o diretor de trânsito, Agostinho Santos, a secretária executiva da Mulher, Gleizy Gueiros, o secretário executivo de Administração, Paulo Costa, o diretor da gestão de participação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, Rennan Freitas, a enfermeira Vanice Magalhães, os vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Neném de Uruçu e Nego Suíno.

 

José Urbano, presidente do Conselho Municipal de Saúde, comenta a funcionalidade da Conferência Municipal de Saúde: “A gente precisa ver e avaliar como está sendo feito hoje a distribuição no SUS com o dinheiro que temos. Quando o secretário diz o que vamos fazer, temos que cuidar da nossa população não só de Gravatá como do Estado e do Brasil todo. Hoje avaliamos nosso município porque é onde estamos vivendo. O SUS que queremos é um SUS de qualidade e que atenda a necessidade da população”.

 

A secretária de Saúde do Governo do Estado, Zilda Cavalcanti, marcou presença na XI Conferência Municipal de Saúde e ressalta a importância da sua realização: “Daí a importância de que cada município através de suas representações e que possam ser os mais plurais possíveis e que tragam realmente a visão de cada um que vive naquela localidade. Então, é muito importante que os municípios de um forma geral possam construir através das conferências essa proposta de política que vai ser consolidado na conferência estadual e depois consolidado ainda mais na conferência municipal”.

 

Anderson Oliveira, secretário de Saúde e representante do prefeito Joselito Gomes, fala da iniciativa da gestão municipal em realizar a conferência: “Estamos aqui reunidos buscando propostas e soluções para fortalecer cada vez mais o sistema municipal de saúde. Vale salientar que a Prefeitura de Gravatá vem investindo acima do limite prudencial necessário de acordo com a Lei Complementar 141 e investindo um valor acima do que é solicitado pela Lei, fortalecendo cada vez mais o serviço de saúde do município”.

Por fim foram escolhidas uma proposta de cada um dos oito eixos temáticos e, em seguida, foi realizada a votação para eleger os 16 delegados (8 usuários, 4 trabalhadores, 4 gestores) para a Etapa Macrorregional e, durante as Etapas Macrorregionais, serão eleitos delegados (as), por Região de Saúde, para 10ª Conferência Estadual de Saúde e pré-delegados (as) para 17ª Conferência Nacional de Saúde. A Etapa Macrorregional será nos dias 08 e 09 de maio de 2023, a Etapa Estadual, 22 a 25 de maio de 2023 e a Etapa Nacional: 2 a 5 de julho de 2023.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS