Local será utilizado para tratamento, cirurgias, castração e abrigo temporário de cães e gatos de rua
No bairro Porta Florada há uma sementeira desativada que agora terá um novo destino com a construção da clínica veterinária do município pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Os recursos para a construção do equipamento vieram de uma emenda parlamentar do deputado federal Augusto Coutinho que destinou R$200.000,00 ao vereador Zé da Saúde. A princípio o valor deveria ser destinado a um castramóvel, mas em conversas do vereador com o prefeito Joselito Gomes e com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, viu-se a necessidade de uma clínica veterinária no município.
O local terá clínica, na qual serão tratados os animais e onde também serão realizadas cirurgias, principalmente de castração, além de um abrigo temporário em que os animais poderão ficar por 30 dias e se não forem adotados, serão devolvidos ao seu ambiente de origem.
Zé da Saúde fala da origem e do destino da emenda parlamentar. ”Essa emenda veio do deputado federal Augusto Coutinho e foi uma promessa de campanha do prefeito construir essa clínica e através dos esforços de todos nós conseguimos tirar do papel e logo logo vamos inaugurar essa clínica”.
Lula do Padre fala sobre o empenho da gestão municipal em cumprir o plano de governo. ”Isso aqui é uma demonstração do compromisso do prefeito Joselito com o povo de Gravatá. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Digo isso porque esses animais não cuidados poderão ocasionar uma série de doenças que comprometem a saúde das pessoas. Em Gravatá se faz necessária uma administração como a do prefeito Joselito para a valorização de fato da causa animal.”
Em breve a obra será entregue à população e o gestor Joselito Gomes afirma que ”como sabemos a causa animal é uma pauta que está presente no mundo inteiro. Muitas e muitas pessoas, já há muito tempo, realizam aqui em Gravatá um trabalho de serviço à essa causa. Este equipamento não será um depósito de animais, aqui eles serão castrados, medicados, destinados à adoção ou serão devolvidos ao seu ambiente natural. Tudo isso acontece porque temos compromisso com as pessoas.”
Estiveram também na visita o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Malta, o diretor da Agência Municipal de Meio Ambiente, Artur Teixeira, a chefe de gabinete, Liliane Costa, o vereador Cabritinha, a engenheira Nathalia Danielle e as militantes da causa animal Monica Souza e Maria de Lourdes.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)