Procedimentos realizados no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa beneficiam gravataenses e diminuem fila de espera de anos
No mês de março de 2023 a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, retomou as cirurgias de pequeno porte por meio de mutirões, onde pela parte da manhã as pessoas eram triadas e na parte da tarde os procedimentos eram realizados. Nas triagens foi identificada a necessidade da realização de procedimentos maiores, visto que algumas pessoas esperavam na fila há anos.
Tendo sempre o seu olhar sensível às necessidades da população, no sábado (29) o Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa voltou a realizar os procedimentos de médio e grande portes, o que vai diminuir significativamente a fila de espera.
Edilma Ferreira é mãe de João Fernando, de 13 anos e que espera há oito anos por uma cirurgia. O adolescente irá realizar nesta primeira etapa e sua mãe afirma que ”desde que ele tinha cinco anos que a gente vem correndo, batalhando para conseguir essa cirurgia, mas devido a muitas coisas, não conseguimos pelo SUS e hoje, graças a Deus, vai fazer a cirurgia. Isso é uma ótima coisa, muito importante para Gravatá e a gente vê que tem muitas pessoas que precisam da saúde, o prefeito está de parabéns.”
Maria Lucicleide estava acompanhando seu pai, Severino Vicente, que esperava havia três anos pelo seu procedimento. Agora ele irá realizar a cirurgia e ela agradece. ”Eu quero agradecer pela cirurgia que meu pai vai fazer hoje, faz três anos que ele estava esperando essa cirurgia, primeiramente agradecer a Deus por essa oportunidade e ao prefeito por essa gestão que está fazendo, melhorias no hospital que não tínhamos antes, hoje já temos UTI e agradeço muito a ele por isso.”
O secretário da pasta, Anderson Oliveira, fala sobre a ação. ”É uma alegria estar aqui, mesmo o hospital passando por reforma, o serviço da saúde não para. A saúde trabalha de domingo a domingo para poder garantir uma assistência aos nossos usuários e hoje estamos realizando cirurgias em pacientes que já foram triados nos nossos mutirões, serão 12 cirurgias por semana de pacientes que já foram atendidos nos últimos meses e por se tratar de cirurgias de médio e grande porte, precisamos montar uma estrutura diferenciada para atender nossos usuários. Temos usuários aqui que estão aguardando há muitos anos e é uma alegria para a nossa secretaria estar aqui hoje proporcionando esse dia para nossos pacientes.”
O prefeito Joselito Gomes, sempre atento às necessidades dos gravataenses, fala que ”O nosso hospital está passando por uma reforme e, mesmo assim, não deixa de continuar com todo o seu atendimento. Hoje estamos dando continuidade ao mutirão de cirurgias, pessoas que foram atendidas lá atrás e ficaram ainda numa fila de espera hoje estão aqui e nós estamos realizando esses procedimentos de médias e grandes cirurgias no hospital em Gravatá. Esse momento é importante para as pessoas que estão aqui, pessoas que já há algum tempo esperavam esse momento e estão bastante agradecidas. É dessa forma que continuamos trabalhando, com bastante atenção às necessidades das pessoas, porque o compromisso nosso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)