Secretaria da Mulher promove Cine Debate em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas na EREM Devaldo Borges

Publicado em 09 de agosto de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Aos estudantes foi exibido o documentário da Rede Globo “Falas da Terra: Brasil Eterno Indígena”

Na quarta-feira (09), a Secretaria da Mulher em parceria com a Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, promoveu um Cine Debate que trouxe uma tarde de conhecimento para o grupo de Meninas Negras Xica Manicongo, que também são alunas da escola.

O Cine Debate exibiu o documentário da Rede Globo “Falas da Terra: Brasil Eterno Indígena” que debate a pluralidade do povo indígena que deu origem ao Brasil e a sua luta pelo direito de existir.

Maria Letícia, aluna do 2ª ano do Ensino Médio, achou importante essa alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas: “Como o vídeo que assistimos eu acho muito interessante a gente descobrir o porquê deles lutarem tanto pela terra e a gente precisa dessa força, e as pessoas não levam tanto a sério a questão dos desmatamentos, ali estão tirando as terras dos povos indígenas, então deveriam zelar mais. E descobrir os costumes que são citados, é importante conhecê-los”.

A diretora de Cidadania e Diversidade, Leleka Costa, fala da importância em trazer para as alunas um debate tão importante: “Nós viemos de uma construção sólida com os grupos das meninas, esse é mais um cine debate, já tivemos outros anteriormente. O de hoje é especial porque é uma alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas para trazer um pouco pra elas da cultura desse povo que é tão importante pro nosso país, na construção do segmento dos povos indígenas. E as meninas têm esse trabalho no grupo de estudar as mulheres negras, religiões de matriz africana. O cine debate é muito produtivo porque traz muito aprendizado”.

Reportagem: com colaboração de Pedro Ferreira
Foto: Anderson Souza (SECOM)