Condecoração merecida coloca Gravatá em patamar elevado na cultura do Estado e dá mais visibilidade à cidade no Brasil e no mundo
No dia em que se comemorou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, na quinta-feira, 17 de agosto de 2023, a Mestra Nilza Bezerra da Bonequinha da Sorte, de Gravatá, passou a integrar a galeria de Patrimônios Vivos de Pernambuco.
Além dela, outros nove artistas, coletivos e entidades culturais de Pernambuco foram diplomados em solenidade realizada no Teatro de Santa Isabel, no Recife, com a presença da governadora, Raquel Lyra, e da vice-governadora, Priscila Krause.
A Mestra falou emocionada: “Foi um dom que Deus me deu há 45 anos e que agora é reconhecido como patrimônio. Estou muito feliz na minha vida e só agradeço a todas as pessoas que votaram por mim e hoje estou recebendo esse diploma. O apoio que a Prefeitura de Gravatá deu para eu vir para esse evento, fizeram minha inscrição e estou aqui hoje. Agradeço a Thamires, Lucas, que me procuraram muito para colocar meus documentos, fazer a inscrição, Luan e outros. Estou muito feliz da vida”.
A diretora de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Thamires Ferreira (de óculos), que esteve na solenidade junto com outros integrantes da SECTURCEL, parabeniza todos os envolvidos para que este título chegasse à artesã e ao município. “Hoje é um dia maravilhoso aqui no Teatro de Santa Isabel, onde nossa Mestra Nilza recebeu esse título muito importante para Gravatá e com isso ela está representando todos os artesãos da cidade. Gravatá está no mundo! Parabéns, Mestra Nilza, parabéns ao prefeito Joselito Gomes que está incentivando essa cultura maravilhosa que é a gravataense”.
Agora, Mestra Nilza Bezerra faz parte do seleto grupo de 95 representantes titulados em Pernambuco. Orgulho para Gravatá!
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)