Conhecimentos sobre Análise do Comportamento Aplicada irão contribuir para que alunos com deficiência tenham cada vez mais um acompanhamento adequado às suas necessidades
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, por intermédio da Diretoria de Educação Inclusiva, ofereceu aos profissionais da área do município uma capacitação, na sexta-feira (01), no auditório da Secretaria de Saúde, com o tema “Manejo de Comportamento: Estratégias e Intervenções Comportamentais.”
A palestra ocorreu de forma remota com a analista de comportamento Lays Leite, que mora no estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, e trouxe para os profissionais de Gravatá um aprofundamento sobre o tema e exemplificações de casos para que aqui na educação do município sejam melhores aplicadas as técnicas.
A coordenadora da Educação Inclusiva de Gravatá, Amanda Monteiro, destaca o objetivo dessa capacitação e o que se espera a partir dela. “A formação de hoje tem como objetivo trazer conhecimento sobre manejo de comportamento. Nós temos um grande número de crianças com TEA que apresentam esses comportamentos inapropriados e muitas vezes eles atrapalham o desenvolvimento deles, dos demais, o funcionamento da escola e até em casa, com a família, nos ambientes sociais, dentro da sociedade. Então a gente poder entender como fazer para diminuir esses comportamentos inapropriados para a criança saber se comportar em cada ambiente é um momento ímpar. Então a gente traz Lays, que está na Carolina do Norte, que tem essa noção, que tem esse conhecimento no país que é ponta no tratamento da pessoa com Autismo para nossos profissionais entenderem esse funcionamento e aprenderem a lidar com esses comportamentos e fazê-los melhorares. É um compromisso da Secretaria de Educação, da gestão do prefeito Joselito trazer qualidade de vida à pessoa com deficiência e às famílias de Gravatá.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)