Prefeitura de Gravatá oferece formação para os conselheiros municipais de Igualdade Racial

Tags: , , ,
Publicado em 21 de outubro de 2023, por Pedro Ferreira | Categoria: Destaque

 

Na manhã do sábado (21), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher – SECMULHER, ofereceu um curso para os conselheiros municipais de Igualdade Racial e representantes da  sociedade civil.

A gestão do Prefeito Joselito Gomes, tem o compromisso com a sociedade e respeito e com isso no último dia (15) de setembro, foi criado o 1º Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, que é ligado à Secretaria da Mulher, por meio da Diretoria de Diversidade e Direitos Humanos com a  participação de movimentos sociais, de religiões de matrizes africana, indígena e cristãs, com o catolicismo e o protestantismo.

Pai Paulo de Óxala, representa a coordenação de articulação dos terreiros de Gravatá, fala da representatividade do Povo de Terreiro dentro da Igualdade Racial: “É muito importante essa Lei de Igualdade Racial, a tirada ali do do papel como eu tava falando no dia da eleição é muito importante,  esse Conselho de Igualdade Racial serve para que a gente possa trazer políticas de igualdade. E esse curso,  ele vem complementar essa política pública de que forma a gente deve atuar e agir, o palestrante ele é uma pessoa referendada no estado inteiro, então essa formação desse conselho é muito importante. E mais uma  vez eu digo, a gestão está de parabéns!”

 

Marcelo Diniz, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura de Recife, fala da importância de combater o racismo na sociedade: “Essa é uma temática que é essencial para sociedade, a nossa sociedade foi formada de maneira racista por conta do histórico do nosso país. Então, é necessário ainda que faça esse debate com pessoas negras e pessoas não negras, para que a gente compreenda o quanto isso influencia na formação da nossa sociedade para que a gente possa combater o racismo. O racismo é uma ideologia , então ele permeia tudo que a gente faz na sociedade.  Enquanto a gente não tiver essa consciencia de que a sociedade precisa ser para além de não ser racista, ela precisa ser antirracista a gente não vai vencer esse desafio”.

Ester Gomes, Secretária da Mulher, indaga a importância dessas políticas públicas que o município oferece: “Esse é mais um momento de grande relevância que é a formação do conselho municipal de promoção de igualdade racial, então alguns passos foram dados posteriormente e nós teremos a posse efetivamente falando. E hoje é um dia voltado para essa construção, aqui estão representantes dos mais variados segmentos e estamos discutindo efetivamente a importância dessa política na sua construção. E a Prefeitura de Gravatá, através da diretoria de cidadania, promove essa perspectiva da gente poder construir essa política pública”.

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotos: Ednaldo Lourenço

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS