Evento, uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil, é uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Juventude, de Educação, da Mulher e de Saúde
Gravatá realizou, em 2022, a 1ª Semana do Bebê, e agora o evento é consolidado com a realização da segunda edição, que mostra o compromisso do prefeito Joselito Gomes com a primeira infância, além de toda a gestão que de forma articulada e intersetorial promove o direito ao desenvolvimento infantil.
A abertura foi um momento especial proporcionado pela Prefeitura de Gravatá, na tarde da terça (24), no Clube AABB, quando gestantes atendidas pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS receberam enxovais com banheira, mamadeira, roupas, dentre outros itens importantes para a mamãe e o bebê.
Na ocasião, houve ainda auriculoterapia, com a psicóloga Rayssa Cristiane, alongamentos e atividades lúdicas, com o instrutor Michelson, arte gestacional, com a enfermeira Amanda Gabriela, além de vacinação, com equipe do Programa Nacional de Imunização de Gravatá, bem como aferição de pressão arterial e glicemia.
Cosma Maria da Silva, agricultora, está grávida de 7 meses e meio do terceiro filho, que será uma menina. “Eu estou na terceira gestação e é um privilégio estar aqui vivendo esse momento maravilhoso, estou adorando. Não tenho do que falar do atendimento da prefeitura para nós grávidas. Aproveitar esse momento e agradeço o prefeito por isso e ele está fazendo um excelente trabalho”, afirmou.
Claudiane Maria de Lira, também agricultora, de 23 anos, está esperando a chegada de Samuel, depois de ter duas meninas. “Estou achando esse momento muito importante. Ainda não participo do Programa Criança Feliz, mas tenho interesse e vou procurar. Nas outras gestações eu participei e aconselho que outras mães procurem e participem desse acompanhamento, pois é muito importante”.
Elisandra Tatiane Vieira, dona de casa, está com 5 meses da 4ª gestação. “É um apoio muito importante, já participo do Programa Criança Feliz desde a minha segunda filha, de 5 anos, que teve todo acompanhamento, agora com minha filha de 1 ano e 6 meses e a próxima agora. Agradeço a prefeitura, ao prefeito, que está realizando tudo com muito sucesso e por esse acompanhamento das gestantes e o evento”.
Na mesa, estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária executiva de Saúde, Joice Rodrigues, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e Fabiana Bezerra, representante da Secretaria de Educação.
Viviane Facundes destacou o compromisso do prefeito Joselito Gomes com uma Gravatá melhor. “É um momento mágico, da graça divina ser mostrada, porque ser mãe é a maior graça que uma mulher pode receber e enquanto gestão, a gente poder ajudar essas mães em fazer os eventos, o acompanhamento nesse momento tão bonito, importante na vida delas é um momento de graça para nós enquanto gestão. Agradeço imensamente ao prefeito Joselito Gomes por confiar nas nossas equipes, da Assistência Social, da Educação, da Mulher, Saúde. É um momento que precisamos nos unir para fazer de Gravatá uma Gravatá cada vez melhor”.
A Semana do Bebê de Gravatá está dentro das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, legado que a atual gestão da cidade quer deixar para as próximas gerações.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)