Mais de 80 inscritos, entre meninos e até meninas, tiveram interesse em ser o destaque do espetáculo “Sob a Luz da Lua”
A Prefeitura de Gravatá deu a largada para a seleção cultural que vai escolher o protagonista do espetáculo “Sob a Luz da Lua”, do Natal de Gravatá – A Caminho do Amor 2023, que será encenado entre os dias 21 e 25 de dezembro, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.
“Quem será Inácio?” é o nome da seletiva que está movimentando a cidade e que levou mais de 80 inscritos, inclusive com o interesse de meninas, entre 12 e 20 anos, residentes em Gravatá, uma das exigências do concurso, a acreditarem que podem ser o personagem central da encenação este ano.
Na primeira etapa, que aconteceu na noite da sexta (10), no auditório da Secretaria de Educação, foram feitas fotos dos concorrentes e uma pequena entrevista com a equipe julgadora, formada por Wanderson José, Lucianna Souza e Hérika Araújo, do MOWA Escola de Dança e Produções Artísticas.
Charles Santos, empresário, era um dos pais no público que acompanhou este primeiro momento do concurso e disse: “O meu filho, Eduardo Sercondes, está participando da seletiva e a expectativa é tranquila e a gente espera que ocorra de forma saudável para eles, porque a ansiedade é grande, mas é algo que seja o melhor para eles e para o espetáculo em si, que possa passar a mensagem da melhor maneira possível, porque a proposta é muito boa e contar essa história pelos olhos de uma criança e que vença aquele que se transforma no Inácio de verdade”.
Mãe de Ian Miguel, Vanessa Martins, recepcionista, diz que o maior desejo é que o filho siga a mesma trajetória dela no mundo das artes. “Estou bem esperançosa que ele passe e seja o Inácio, porque é um espetáculo muito lindo, emocionante. Eu quero trazer ele para a arte, porque sou da Quadrilha Junina Traquejo, faz 13 anos que danço, e quero trazer ele para meu mundo. Ano passado ele já dançou na quadrilha também e quero que esse ano ele comece no meio artístico, que cresça na cultura porque acho muito importante. Essa iniciativa é bacana porque vai pegar a população, os adolescentes da nossa cidade que tem que ver o que é arte”.
Wanderson José, diretor geral do espetáculo “Sob a Luz da Lua”, detalha a seleção. “Essa é a função do MOWA, que é Escola de Dança e Produções Artísticas, queremos através do nosso movimento trabalhar com a cidade inteira, porque poderia ser muito mais fácil a gente teria um bailarino da nossa escola, contratar um ator profissional para fazer o personagem, mas nós queremos descobrir os talentos da nossa cidade, não só para o Inácio que vai ser o protagonista, mas temos 69 meninos participando, que virão para trabalhos futuros, que a gente vai conhecer cada um com sua essência como arte. Vamos apresentar para a cidade um protagonista representando todos esses que estão aqui. Ele será apresentado no Tardes no Polo e será uma surpresa entre todos os Inácios. Só será revelado após todas as seletivas, vocês vão acompanhar durante esse processo os finalistas. Vamos escolhendo conforme cada seletiva e vamos terminar, provavelmente, em 5 finalistas e o Inácio será revelado no dia 25 de novembro
Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, junto com o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, representou o gestor municipal nesta primeira etapa. “O prefeito Joselito Gomes teve a ideia, assim como ele vem fazendo, em dar a oportunidade aos artistas de Gravatá, então a ideia deste Natal é de promover esse concurso para buscar o grande protagonista do espetáculo de balé aéreo, “Sob a Luz da Lua”, que é o menino Inácio, uma criança carente que vai ter uma vivência com livros e as fases da lua. Hoje está sendo o primeiro encontro, com aproximadamente 65 inscritos e hoje é o primeiro encontro com todas as pessoas que foram inscritas para passar de fato como vai se dar o espetáculo, a preparação que vai ter, as outras etapas seletivas até chegar ao grande protagonista que vai ter todo o treinamento, o trabalho de artes cênica, de dança, canto. Então no dia 25 de novembro, no Tardes no Polo, com nossa grande abertura do Natal, a gente vai apresentar o Inácio a toda sociedade gravataense. As expectativas são as melhores, agradeço desde já a todos que estão confiando em nosso projeto e desejo sucesso a todos os inscritos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)