Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, acerta com as possibilidades oferecidas em formar profissionais diferenciados
Cozinhar é uma arte e além disso é uma atividade que precisa ser realizada com amor, foco e conhecimento. Para isto, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, procura inovar nas opções de cursos nessa área que são oferecidos à população.
O curso de Hot Dog Gourmet, que está sendo realizado no Centro Profissionalizante no CRAS I, no Cruzeiro, é um desses exemplos.
Os alunos estão aprendendo a ter boas práticas na cozinha e a fazer a higienização das mãos para o manuseio de alimentos, com a nutricionista da secretaria, Maria Melo, e a preparar delícias da comida típica americana de maneiras diferentes com o instrutor gastronômico, Ivan Vilar, como o Hot Dog Gourmet de pizza, com purê gratinado, com maionese de bacon e com queijo e chimichurri.
Carmelita Macedo, dona de casa, vê o curso como oportunidade de emprego. “É uma iniciativa muito importante, porque dá oportunidade para a gente conhecer novos projetos e uma qualidade de vida melhor, porque aprendendo certas coisas a gente pode abrir um cachorro quente gourmet, que é esse curso que estamos fazendo, tem a ceia natalina e são coisas que a gente está aprendendo que vão ajudar no nosso futuro. Estou muito agradecida, é um projeto muito importante porque a gente pode se profissionalizar. É um curso que não é barato e hoje estamos tendo a oportunidade de fazer gratuitamente. Foi uma ideia muito importante da prefeitura”.
Uma das pessoas que está fazendo o curso de Hot Dog Gourmet é Jucicleide Juvêncio da Silva, que já fez o curso de pizza pela prefeitura e hoje está tendo a oportunidade de fazer experiência em um estabelecimento de Gravatá. “Surgiu o curso de pizza aqui pela prefeitura, com sr. Ivan, no CRAS I, fiquei muito grata. Coloquei o currículo, fui chamada para trabalhar, estou na experiência e peço a Deus que dê tudo certo. Só tenho que agradecer primeiramente a Deus, segundo ao prefeito de Gravatá e sr. Ivan que é um excelente instrutor e eu fico grata por todos que estão participando”.
O instrutor Ivan Vilar detalha o curso. “Começamos hoje com duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, e estou trazendo variedade de receitas de hot dog. É uma iniciativa da prefeitura municipal, cujo lema é cuidar das pessoas, junto com a Secretaria de Assistência Social, em que estamos trazendo o melhor da gastronomia para Gravatá. Esse curso finaliza na quinta e os alunos vão estar aptos para abrir seu próprio negócio. Um curso que eles vão ter muito conhecimento, com preparação de tipos de carne e montagem final do hot dog. Acredito que é a única cidade de Pernambuco que está oferecendo esse curso no Centro Profissionalizante. Eu conheço Pernambuco e vi que essa é a única cidade está trazendo junto ao prefeito e a assistência essa oportunidade de profissionalizar os moradores dessa cidade maravilhosa”.
A carga horária total é de 8 horas de curso e ao final os participantes irão receber certificado.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)